Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/80351
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Greve Ambiental: direito do trabalhador exigir condições mínimas de higiene para o trabalho.

Greve Ambiental: direito do trabalhador exigir condições mínimas de higiene para o trabalho.

Publicado em . Elaborado em .

Resumo: Diante da pandemia causada pelo coronavírus, empregados de uma das principais empresas de “Call Center” do país, com 37 (trinta e sete) mil funcionários, paralisam suas atividades por receio em relação ao novo coronavírus.

“O covid-19 possui alta capacidade de transmissão, principalmente em ambientes fechados como as empresas de call center na qual várias pessoas ficam dentro de uma mesma sala, sem a distância mínima exigida pelas autoridades sanitárias, trabalhando em turnos e revezando os mesmos equipamentos”.

INTRODUÇÃO

Segundo noticiado nos grandes veículos de comunicação, empregados de uma das principais empresas de call centers do país, com 37 (trinta e sete) mil funcionários, cruzaram os braços e paralisaram as suas atividades por receio ao surto do coronavírus.

Segundo os funcionários, a empresa não estaria tomando as medidas de higienização adequadas, nem fornecendo insumos básicos para a limpeza dos instrumentos de trabalho, justamente neste contexto de pandemia global causada pelo vírus.

No Brasil, até a semana passada, já foram contabilizados 647 casos e 7 mortes, todas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda segundo o relato de funcionários, 4 pessoas que trabalham na empresa estão com suspeita da covid-19.

Em tais condições, alguns funcionários que se encontram no chamado “grupo de risco” estão se recusando a ir ao trabalho e, por conta disso, estão sendo penalizados, com o desconto do dia “faltoso” e até mesmo a perda de bonificações legais.

E aí, é legítima a paralisação dos funcionários?


ASPECTO CONSTITUCIONAL

A Constituição Federal assegura a todos o direito à vida (art. 5º, caput, da CF), o direito à saúde (art. 6, caput da CF) e ao meio ambiente equilibrado (art. 225, caput, da CF), nele justamente compreendido o meio ambiente do trabalho (art. 200, VIII, da CF), conferindo ainda ao trabalhador o direito à redução dos riscos inerentes ao trabalho (art. 7º, XII, da CF).


GREVE AMBIENTAL

Conceito: É a paralisação do trabalho visando à implementação condições de trabalho adequadas e seguras quando, por motivos razoáveis, existir um perigo iminente e grave para a sua saúde dos trabalhadores.

A sua base jurídica está prevista no art. 13 da Convenção n.º 155 da Organização Internacional do Trabalho, promulgada e incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro pelo Decreto n.º 1.254/1994. Senão vejamos:

“Art.13. De conformidade com a pratica e as condições nacionais, deverá ser protegido, de conseqüências injustificadas, todo trabalhador que julgar necessário interromper uma situação de trabalho por considerar, por motivos razoáveis, que ela envolve um perigo iminente e grave para sua visa ou sua saúde.”


CONCLUSÃO

Em suma, parece-me legítima a recusa dos trabalhadores da empresa de call center de ir aos seus postos de trabalho, enquanto não lhes forem concedidas as mínimas condições de higiene para a preservação de suas vidas.

Segundo restou apurado dos fatos, a empresa sequer fornecia álcool gel para a higienização das “cabines” e instrumentos de trabalho dos seus funcionários, mas apenas produto Veja de limpeza. Tanto isso é verdade que durante a paralisação os empregados entoavam o canto: “El, el, el, queremos álcool em gel. Veja não, álcool em gel é solução”.

Não é demais lembrar que o covid-19 possui alta capacidade de transmissão e letalidade, principalmente em ambientes como esse seguimento econômico das empresas de call center, isto é, várias pessoas dentro de um local fechado e restrito que trabalhando falando e revezando em turnos os mesmos equipamentos.


Autor

  • Fernando Magalhães Costa

    Autor do PODCAST_Fernando Magalhães: https://bit.ly/fernandomagalhaes.

    Servidor público federal, Analista Judiciário do TRT da 2ª Região. 2006/2012 - servidor público federal, Técnico Judiciário do TRE-SP. Atuação como Assessor Jurídico Substituto da Presidência na área de Licitações e Contratos. Membro da Comissão Permanente de Licitações e da Equipe de Apoio ao Pregão. Gestor de Contratos. 2001 - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Lotação: Departamento de Contas Nacionais.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.