Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/33783
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A homofobia no Brasil

A homofobia no Brasil

Publicado em . Elaborado em .

Trabalho cientifico sobre a homofobia no Brasil, sua definição, evolução histórica, manifestações, legislação pertinente, crimes motivados pela homofobia e seus índices, formas de reprimir atos homofóbicos.

 INTRODUÇÃO

Para fazer uma definição de homofobia, é indispensável a referencia ao preconceito, que significa, criação de um “juízo” sobre pessoas, lugares, ou tradições, antes mesmo de se adquirir um conhecimento tácito significativo. Automaticamente, quando se fala em preconceito, deduzimos que é um “erro” que esta ocorrendo, no entanto se concluí que as pessoas são levadas a cometer o mesmo pelo simples fato de serem superficiais ou por seguirem um estereótipo criado por elas mesmas, sem nem um tipo de embasamento concreto ou cientificamente comprovado.

Seguindo a linha do raciocínio do preconceito, que define-se a homofobia, que é um forma de direcionar a intolerância para com os gays, lésbicas, e bissexuais. Não respeitando assim, suas ideias, conceitos, atitudes e até mesmo suas roupas. A Homofobia é uma forma de disseminação de sentimentos negativos, e desrespeito ou próximo, e principalmente ao que se entende por igualdade de direitos.

A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE E DA SEXUALIDADE

Juntamente com a evolução dos tempos, dos costumes, das normas, a sexualidade dentro da sociedade também sofreu alterações significativas. O mundo se atualizou e e se tornou mais liberal. Mas quando voltamos bastante no tempo,o que nos vem em mente é a Roma Antiga. Nesta época, era tudo bem diferente, as pessoas se relacionavam em busca não só da procriação, e da criação de alianças políticas, mais sim pelo prazer físico próprio. E nesta era romana a tolerância, já fazia parte do costume, mas até mesmo com tanta tolerância existiam regras para as relações homossexuais, regras do tipo, um homem mais velho era o ativo da relação com um mais novo, um homem de status e posses nunca poderia ser o passivo da relação, por ser considerada uma forma de submissão.

Notamos com este pequeno relato que mesmo na mais liberal das sociedades, existiam regras. E o que distingue a Roma antiga dos dias de hoje,é a busca pela liberação total, relações sem regras e sem limites, a busca insaciável pelo prazer sem restrições, venha de onde e de quem vier.

Cada vez mais novas as pessoas começam suas vidas sexuais, e na maioria das vezes muitas não sabem o que estão fazendo, ou por que estão fazendo, o que justifica o grande índice de gravidez na adolescência, mas quanto ao fato de se tornar homossexuais, existem estudos científicos com o fim de comprovar que é genético, que a pessoa já nasce homossexual e não se torna homo por simples escolha ou criação familiar.

A preferência por pessoas do mesmo sexo existe a anos, porém as demostrações de carinho, afeto, e carícias em público que torna tudo isso uma polêmica. O diferente é incomodo para todos, e a sociedade se baseia no princípio da procriação para existir um relacionamento, e é humanamente impossível, até os dias atuais, dois seres do mesmo sexo procriarem.

E diante de todo exposto que vemos o tanto que ainda irão os homossexuais para adquirir a igualdade diante de tudo e de todos.

CRIMES MOTIVADOS PELA HOMOFOBIA

Os crimes motivados pela homofobia são considerados crimes provocados pelo ódio, pela não aceitação de uma opção, pelo fato da pessoa pertencer a uma camada minoritária da sociedade.

Crimes motivados pela homofobia, são muito variados, lesões corporais, danos morais e materiais, e até mesmo homicídios.

A violência e a intolerância é derivada da exclusão  da sociedade  que gays, lesbicas, transexuais e etc, sofrem uma vez que as praticas são consideradas “erradas” e pelas características que estes adotam para o visual.

O Brasil é o campeão mundial de crimes motivados pela homofobia de acordo com o Grupo Gay da Bahia.

Alguns casos de violência ganham destaque pela mídia, podemos citar como exemplo, o caso que ocorreu em São João da Boa Vista (SP), no mês de Junho do ano de 2011, pai e filho foram abordados por um grupo de jovem que lhes perguntou se eram gays, o pai tentando explicar diz que não, o grupo então vai embora, no entanto poucos minutos depois eles voltam e agridem ambos, e acabam decepando a orelha do pai.

Índice de homossexuais mortos por praticas homofóbicas

De acordo com o ultimo levantamento feito pelo site do Grupo Gay da Bahia em 2010, duzentos e sessenta homossexuais foram mortos por praticas homofóbicas, sendo deste, 140 gays, 110 travestis e 10 lésbicas. Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados com o maior índice de crimes, o primeiro registrando 29 crimes, e os dois últimos 23 cada. A execução em praticamente 62% dos casos é por tiros ou facadas. (http://www.ggb.org.br/).

Formas de oprimir atos homofóbicos

Como já dito anteriormente, os atos e crimes homofóbicos derivam do ódio e da não aceitação de uma opção, por isso a melhor forma de oprimir tais atos é educar para que as pessoas respeitem a opção do outro. Existe também um projeto de lei que pretende criminalizar a homofobia, este substituirá o PLC 122, e tem como redatora a Senadora Marta Suplicy, que define nas palavras da redatora: "crimes que correspondem a condutas discriminatórias motivadas por preconceito de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero bem como pune, com maior rigor, atos de violência praticados com a mesma motivação". Um dos crimes citados seria o de "induzir alguém à prática de violência de qualquer natureza motivado por preconceito de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero", o projeto já entrou na pauta do Senado Federal, e da ultima vez que foi discutido, a votação foi adiada.

O Brasil ainda possui um programa chamado “Brasil sem Homofobia”,  lançado pelo Ministério da Saude, que busca combater a violência e a discriminação contra GLBTs, e promover a cidadania homossexual.

                                                      

FONTES DE PESQUISA

 http://www.plc122.com.br/criminalizacao-da-homofobia-analise-substitutivo-marta-crivella-demostenes/#axzz1u8rYof2S

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5509268-EI7896,00-Senado+adia+votacao+de+criminalizacao+da+homofobia.html

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2011/07/13/novo-projeto-sobre-criminalizacao-da-homofobia-deve-ser-apresentado-em-agosto

http://www.dhnet.org.br/dados/manuais/dht/br/mott_assassinatos_h/01_crime.html

http://oglobo.globo.com/pais/pai-filho-sao-confundidos-com-casal-gay-agredidos-por-grupo-em-sao-joao-da-boa-vista-sp-2714592

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/comportamento/ult561u37.shtml

http://www.ggb.org.br/imagens/Tabela%20geral%20Assassintos%20de%20Homossexual%20Brasil%202010.pdf



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.