Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/33937
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Gestão do Conhecimento na Advocacia

Você transforma conhecimento em valor?

Gestão do Conhecimento na Advocacia. Você transforma conhecimento em valor?

Publicado em . Elaborado em .

A Gestão do Conhecimento e a Valorização do Capital Humano como Diferencial Competitivo no Mercado Jurídico.

A gestão organizacional profissionalizada, traduzida pela eficiência das ferramentas de gestão, como processos operacionais, sistema tecnológico de ponta e indicadores de performance, dentre outros, não é mais vista como diferencial competitivo, assim como o resultado financeiro não é mais o único avaliado para a medição do desempenho da Organização.

O conhecimento, a especialização, assim como a comunicação e o relacionamento estreito e cooperativo tornaram-se indispensáveis para a criação de valor, enfatizando a importância da troca, da confiança e do compartilhamento do conhecimento.

O conhecimento é o coração da Advocacia, que têm como maior diferencial e principal ativo, o capital humano, responsável pela criação das bases para o desenvolvimento da inteligência do negócio.

São as pessoas que criam os processos internos, operam o sistema tecnológico e traduzem as informações geradas em decisões estratégicas, assim como, são esses profissionais que se especializam e adquirem a expertise e o know how, que podem ser compartilhados com novos membros da organização e divulgados aos clientes e demais stakeholders, promovendo e ampliando a gestão do conhecimento na Organização.

Nos dizeres do grande filósofo francês contemporâneo, Pierre Lévy, “Não há uma inteligência coletiva sem inteligência pessoal”, demonstrando a importância da transmissão de conhecimento e trocas efetivas de experiências, levando a uma maior flexibilidade de pensamento e aberturas a novas ideias e empreendimentos.

Atualmente, através da conexão ilimitada entre os seres humanos, considerando a globalização e a crescente troca de informações através das mídias sociais e meios virtuais, a comunicação também se destaca como uma ferramenta imprescindível para a divulgação e propagação do conhecimento holístico e multidisciplinar.

Assim, as vantagens competitivas ficam mais evidentes, quando há compartilhamento das informações organizacionais, mediante comunicação ágil e integrada, permitindo a abertura a novos conhecimentos e tomadas de decisão mais assertivas.

A gestão do conhecimento, traduzida por práticas organizacionais de comunicação, treinamentos e demais meios de propagação de informações, é um estímulo à divulgação de experiências, do know how e de conhecimento especializado, que podem alavancar o desempenho operacional e desenvolver profissionais mais qualificados para o alcance dos objetivos dos serviços jurídicos.

Como a própria competência é traduzida pelo conhecimento, habilidades e atitudes, é importante ressalvar que, a troca de informações com o meio permite que ideias incubadas sejam transformadas em atitudes; e habilidades e talentos possam se percebidos, pois, como enfatiza Pierre Lévy, “o conhecimento, nos dias de hoje, é um saber móvel onde a evolução se faz quando os indivíduos aprendem, transmitem e produzem conhecimentos de maneira cooperativa”.

A rigidez e o formalismo predominantes na Era Industrial estão sendo transformados em flexibilidade e cooperação na Era do Conhecimento, gerando uma maior adaptação ao conhecimento holístico e ao aprendizado integrado, cooperativo e dinâmico.

Se você deseja alcançar maiores patamares de competitividade e destaque no mercado jurídico, transforme o seu conhecimento em valor!


Autor

  • Milena Moratti Aguilar

    Advogada e Consultora especialista em Gestão Jurídica na Hipólito & Associados Consultoria. Graduada pela UNIP, com MBA pelo IBMEC com especialização em Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Certificações em Auditoria Interna da Qualidade, norma de referência NBR ISSO 9001 versão 2000, Coaching e Liderança Empreendedora, Formulação de Planejamento Estratégico e Alta Performance, além de Gestão de Projetos. Palestrante, Escritora e Consultora em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica Operacional Jurídica, com projeto premiado no 7º. Congresso de Credit Management Solutions – CMS. Sólida experiência por mais de 12 anos atuando em Gestão Jurídica.

    Textos publicados pela autora

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.