Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/34844
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Uso da ética nas relações de trabalho

Uso da ética nas relações de trabalho

Publicado em . Elaborado em .

Para ser ético precisamos tomar consciência de nossos atos, agir com autocontrole e apreço, ou seja, respeitando-se e respeitando as pessoas do nosso convívio.A ética deveria estar presente em todos os segmentos da sociedade, seja na política, na família

Sumário: 1-resumo,palavras-chave,introdução,ética, 2- ética x moral,ética e mercado de trabalho, 3- algumas dicas para trabalhar com ética, 4- conclusão, referências

Resumo

Para ser ético precisamos tomar consciência de nossos atos, agir com autocontrole e apreço, ou seja, respeitando-se e respeitando as pessoas do nosso convívio.A ética deveria estar presente em todos os segmentos da sociedade, seja na política, na família e nos meios de comunicação, esta precisaria ser o norteador de todas as ações que atinge as pessoas, mas deveria ser ainda mais presente e atuante na educação.

Palavras-chave: ética,moral, ambiente de trabalho,sociedade

INTRODUÇÃO

O ser humano evolui constantemente,dessa forma isto o direciona nas atitudes e relações.  “Nenhum homem é uma ilha”. Pois é justamente na vida social,na convivência, que o homem se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. E dessas relações com o outro é que surgem os problemas e as indagações éticas e morais.

Assim, constantemente no cotidiano encontramos situações que nos colocam diante de problemas morais. São problemas corriqueiros da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões  e escolhas, ações e comportamentos, os quais exigem  um julgamento de valor  entre o que é socialmente  considerado atitudes  corretas ou erradas bom ou mal, justo ou injusto.

  •   Ética

Ética vem da palavra grega ethos ,comportamento, inicialmente local da morada passando depois a significar as atitudes do homem perante a sociedade; valores em relação ao mundo pois trata-se de um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano, sendo assim uma reflexão sobre a moral.

  Viver em sociedade faz imprescindível o uso da ética , para com isso tornar o ambiente melhor e saudavel,já  que está  associada aos valores que orientam o comportamento humano em sociedade.

  • Ética x Moral

A moral trata-se normas aceitas pelos indivíduos, por convicção intima, pois refletem valores e princípios que dominam a sociedade  na qual o homem esteja inserido.A moral dita normas as quais devem ser seguidas pelo homem instigando os membros de uma determinada sociedade em suas ações.

Entende-se que a ética é uma ciência que estuda a moral.A ética não determina uma maneira de agir corretamente em situações concretas .O problema da forma de como agir de maneira a que a sua conduta seja considerada boa, ou seja, moralmente valiosa pertence à moral. De forma diferente ,a ética esta associada ao estudo fundamental dos valores que orientam o comportamento do homem na sociedade enquanto a moral são costumes, regras , tabus e convenções estabelecidos por cada sociedade.

Assim ao definir a essência da moral e as condições do ato moral, estamos traçando um caminho geral, a partir do qual os homens orientam em regra seu comportamento.

Portanto ética e moral são diferentes, embora guardem estreita relação. Adolfo Sánchez Vázquez, nesse sentido, afirma que a missão da ética é explicar a moral e assim, termina por influir na própria moral.

Finalmente ética e moral caminham juntos, independente da direção,são ambas responsáveis por construir bases que vão guiar a conduta do homem determinando seu caráter levando os indivíduos a uma melhor forma de agir e se comportar. No  exercício da atividade profissional é importante instigar no trabalhador um juízo crítico de seus atos e valores para que o mesmo possa resistir à prática profissional negativa  comum em nossa sociedade atual.

  • Ética e mercado de trabalho

Atualmente o mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais de quem está em busca de um espaço,forçando ainda a constante atualização de quem já está inserido nele, nas ofertas de emprego o perfil profissional são ditos pelas inovações tecnológicas.Daí a necessidade das pessaos se adequarem aos avanços da tecnologia.

E através do trabalho que o individuo se realiza como pessoa e profissional .Nessa perspectiva o individuo  trabalhador deve receber incentivos moral e salarial por parte do empregador e em contrapartida, deve desenvolver sua atividade de forma que  estabeleça um relacionamento de confiança e tranquilidade com toda a equipe. O profissional é agente de si mesmo,  devendo investir em seu aperfeiçoamento, traçando metas e procurando atingir os objetivos respeitando coletividade.

 Atualmente percebe-se  que a boa conduta está ligado, de certa forma aos valores ditados pelo capitalismo, del forma que altera os valores éticos que devem estar presentes nas relações de trabalho.Na busca incessante pelo acumulo de bens,as pessoas tendem a suprimir a correta postura que deve ser seguida por um profissional utilizando-se de meios que ferem a ética e a moral e muitas vezes, tornando-se individualistas nas realizações de seu trabalho por isso torna-se   imprescindível que o profissional retome comportamentos condizentes com a postura ética de responsabilidade, comprometimento e ações coletivas.

  • Algumas dicas para trabalhar com Ética

1- Seja honesto em qualquer situação.

2- Nunca faça algo que você não possa assumir em público.

3- Seja sempre humilde, tolerante e flexível

4- Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.

6- Seja sempre pontual.

7- Sempre que for necessário corrigir ou repreender alguém. faça-o em particular.

8- Sempre respeite a privacidade dos colegas.

9- Na oportunidade que se faça necessário ofereça apoio aos colegas, quando este estiver passando por dificuldades.

10- Sempre que prometer ,cumpra.

11- Sempre assuma suas decisões e jamais abra mão de seus princípios.

CONCLUSÃO

Dessa forma desencadeia-se a idéia de que nós devemos assumir uma postura ética, moral e critica pois partindo daí alcançaremos as mudanças ensejadas em sociedade. Sociedade esta estruturada na desigualdade.Daí surge uma reflexão sobre as ações humanas tornando as pessoas mais conscientes e sensatas diante da realidade, em nossos atos praticados no cotidiano.

Nos dias atuais é perceptível que a ética e a moral são valores os quais quebram-se em virtude do individualismo ou seja “cada um por si” e dessa forma tomando o lugar do “bem comum”

REFERÊNCIAS

Revista Você S. A. Ética no trabalho. Nº 39 Editora Abril

PLÁCIDO, Lázaro. Ética Geral e Profissional em Contabilidade.

SENAC. DN. Ética e Trabalho / Maria H. B. Gonçalves; Nely Wyse. Rio de Janeiro. Ed Senac Nacional, 1997.

SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 16.ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996, p. 14.

VILLELA, PITA, BREITENBAUCH. A ética nas relações de trabalho:

Reflexões sobre fontes de poder em Foucault  e Heller

VALLS, Álvaro. O que é ética. São Paulo. 7ª edição, São Paulo: Brasiliense.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.