Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/37937
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Direito do trabalho: o filme "Tempos Modernos"

Direito do trabalho: o filme "Tempos Modernos"

Publicado em . Elaborado em .

Comparativo entre o filme "Tempos Modernos" e trabalho na atualidade!

Síntese da Obra

O filme Tempos Modernos faz uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário tem uma rotina extremamente repetitiva e estressante na linha de montagem da indústria.O personagem principal, manuseia uma máquina e come ao mesmo tempo, em razão do grande  tempo trabalhado, e depois que a jornada acaba o trabalhador continua tendo os mesmos movimentos de seu trabalho em razão da sua repetição exaustiva. Após grande exaustão, o operário é internado em uma sanatório. Quando sai do hospital ele se encontra em meio a crise de 29, não havendo muito empregado e com as industrias e o país falindo, ele decide procurar outro emprego.Na cidade estava havendo protesto e greves, o personagem é confundido com um comunista e é preso. Depois de ficar um tempo preso ele é solto por ajudar a prender um traficante. Após alguns contratempos em que vai para a prisão novamente ele se apaixona por uma moça.O personagem vai trabalhar em alguns empregos que não duram muito e por fim começa a trabalhar em uma cafeteria com a moça que gosta em um trabalho mais prazeroso menos cansativo e repetitivo.

Conclusão Crítica – Comparativo entre o filme e o trabalho na atualidade

O filme se passa no início do século XX, onde os modelos de produção eram baseados no Fordismo e no Taylorismo onde o operário fazia trabalhos repetitivos, com jornadas de trabalho muito extensas e cansativas, a produção era em massa e não se importavam com a saúde ou bem estar do trabalhador.Atualmente usamos o Método Toyotista com ênfase no Just-intime, qualidade produtiva e bem-estar social, onde as indústrias melhoraram os aspectos humano e social. Hoje os funcionários são o foco das empresas que especializam, zelam e investem na capacitação profissional dos mesmos.

 Quadro comparativo: início do século XX à atualidade

Fordismo e Taylorismo   x   Toyotismo

Descaso com a segurança do trabalhador   x   Conceito de necessidades humanas

Trabalho verticalizado em esteiras   x   Trabalho dividido em Células

Produção em massa   x   Produção de acordo com a demanda



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.