Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/pareceres/52641
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Amicus curiae Art. 138 NCPC

Amicus curiae Art. 138 NCPC

Publicado em . Elaborado em .

Amicus curiae Art. 138 NCPC

                            Amicus curiae, popularmente conhecida como “amigo da corte”, esta expressamente prevista no artigo 138 do NCPC-2015, pelo qual admite a requerimento do juiz, do relator, da parte, o de quem pretenda manifestar-se, a possibilidade de ingressar em processos, do qual a sua representatividade tenha interesse na causa.

                         Por exemplo: a legitima a intervenção do amicus curiae, em processos de determinados órgãos de classe, que defendem certos interesses, é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil,  Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em processos que tratam de direito da concorrência, (Lei 8.884/94),  da União que pode intervir, nas causas que figurem  como autoras ou rés, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas federais ( Lei nº 9.469/1997).

                          Com  a previsão do Amicus curiae, no novo cpc, é possível ampliar e admitir qualquer órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, para intervir no processo.(Art. 138 NCPC), gerando  e garantindo a participação efetiva como terceiros, que não integram os polos ativo e passivo das demandas, em questões de interesse coletivo e de grande repercussão social.

BRASIL,Glossário Jurídico,

Disponível em:   http://www.stf.jus.br/portal/glossario/verVerbete.asp?letra=A&id=533. Acesso em 07/10/2016

BRASIL, A intervenção do amicus curiae no Novo CPC. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2015/10/23/a-intervencao-do-amicus-curiae-no-novo-cpc/ Acesso em 07/10/2016

BRASIL, O Amicus Curiae no Novo CPC – nº 04. Disponível em: http://www.prolegis.com.br/o-amicus-curiae-no-novo-cpc-no-04/ Acesso em 07/10/2016


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.