Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/63140
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Busca.Legal Tax Classifier vence fase latino-americana da competição global promovida pela IBM

Busca.Legal Tax Classifier vence fase latino-americana da competição global promovida pela IBM

Publicado em .

Tornar o complexo processo de classificação fiscal mais acessível, diminuindo riscos de penalidades devido a problemas com a NCM (código adotado pelos países membros do Mercosul para definição de tributos e questões aduaneiras) é o objetivo do Busca.Legal Tax Classifier - TC. Utilizando a base de dados numa parceria com a Systax, o projeto da Busca.Legal foi vencedor do desafio Watson Build, promovido pela gigante IBM.

Tornar o complexo processo de classificação fiscal mais acessível, diminuindo riscos de penalidades devido a problemas com a NCM (código adotado pelos países membros do Mercosul para definição de tributos e questões aduaneiras) é o objetivo do Busca.Legal Tax Classifier - TC.

Utilizando a base de dados numa parceria com a Systax, empresa de inteligência fiscal e única detentora de um acervo com mais de 3 milhões de regras tributárias, o projeto foi vencedor do desafio Watson Build, promovido pela gigante IBM.

Esse foi o primeiro desafio cognitivo da IBM, projetado exclusivamente para parceiros comerciais. Na primeira fase, a IBM recebeu mais de 1.300 parceiros inscritos de sete regiões do mundo: Ásia Oriental, Ásia Ocidental, Europa, Japão, África, América Latina e América do Norte. Na segunda fase, as soluções selecionadas foram escolhidas para progredir para a próxima etapa, em que os parceiros criaram protótipos funcionais para demonstrar esses produtos e serviços cognitivos com mentoria de especialistas da IBM. O Busca.Legal Tax Classifier - TC saiu vencedor entre projetos de toda América Latina e recebeu o prêmio em Nova Iorque, no último dia 02 de novembro.

Por meio do Busca.Legal Tax Classifier - TC, descobrir a NCM do produto passou a ser muito simples, isso porque a tecnologia junta diversos bancos de dados e passa a informação de forma rápida ao usuário, utilizando a inteligência artificial como um facilitador do processo. “Queríamos dar mais poder ao profissional da área fiscal. Para isso, desenvolvemos uma ferramenta que o auxilie de maneira ágil e inteligente”, explica Fabio Rodrigues, sócio da Systax e da Busca.Legal.

Por enquanto, o protótipo do Busca.Legal TC funciona para empresas brasileiras, mas o projeto pode ser facilmente expandido para outros países, já que a estrutura básica da NCM segue um padrão global. “Isso significa que este produto hoje é nacional, mas apenas numa adaptação de conteúdo conseguiríamos transformá-lo em um produto para inúmeros países”, comenta Rodrigues.

Outras inovações que estão sendo adaptadas ao Busca.Legal TC são a utilização das ferramentas de voz, tradução e reconhecimento por imagem. “Hoje as buscas são feitas através da digitação do nome do produto no sistema. Em breve, o usuário poderá apenas falar ou até mesmo utilizar uma imagem para que o sistema reconheça e classifique o produto. Queremos trazer cada vez mais facilidade e inteligência para ajudar o usuário a fazer a classificação fiscal”, enaltece Paschoal Naddeo, co-founder da Busca.Legal.

O Busca.Legal TC já é um projeto vitorioso e promissor, pois representou toda América Latina em Nova Iorque. A expectativa, além de atingir empresas no Brasil, é que ele se torne uma aplicação da IBM. “Um dos objetivos é que a IBM inclua isso em seu portfólio. Eles possuem uma plataforma chamada IBM Cloud, que conta com várias APIs. Queremos que o Busca.Legal TC esteja disponível para todos os clientes da IBM, que poderão consumir essa informação”, finaliza Naddeo.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.