Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/67097
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Quando o empresário deve procurar um advogado? Entenda e não cometa o seguinte erro.

Quando o empresário deve procurar um advogado? Entenda e não cometa o seguinte erro.

Publicado em . Elaborado em .

Toda empresa que possui uma assessoria jurídica de qualidade está muitos passos à frente daquela que não possui, todo empreendedor que buscou orientação correta está em vantagem em relação a aquele que tentou fazer tudo sozinho.

Toda empresa que possui uma assessoria jurídica de qualidade está muitos passos à frente daquela que não possui, todo empreendedor que buscou orientação correta está em vantagem em relação a aquele que tentou fazer tudo sozinho, todo negócio que estabelece uma estrutura jurídica desde seu início está protegido de diversas formas. 

Um dos motivos dessas empresas estarem à frente daquelas que não possuem um suporte jurídico é a prevenção, o que as leva a evitar prejuízos como, por exemplo, investimentos em projetos arriscados sem ao menos uma provisão dos riscos existentes, firmar contratos com condições inviáveis ao negócio e muitas vezes repletos de cláusulas abusivas e principalmente um dos maiores prejuízos que as empresas lidam que são os inúmeros processos, de diferentes matérias, gerados por mera ausência de prevenção, bem como por mau gerenciamento.

O empresário moderno que busca o crescimento de sua empresa entende que, além da área comercial, finanças, recursos humanos e tecnologia da informação a área jurídica é fundamental, pois uma orientação correta na rotina empresarial faz toda a diferença, porque permite que o negócio seja gerenciado com legalidade, ao passo que seu administrador poderá tomar cada decisão com segurança.

Muitas vezes, principalmente quando se trata do primeiro negócio, o empreendedor tende a achar que não necessitará de uma área jurídica lhe prestando suporte, sendo um gasto desnecessário. Este é o grande erro de muitos, quando na verdade, tal área deveria ser encarada como um investimento, pois o advogado pode mapear sua atividade e trazer diversos benefícios a curto, médio e longo prazo. Como por exemplo: a análise e elaboração de contratos que respaldam seus direitos e todas as questões legais para ação negociada; um planejamento tributário que lhe permita economizar e evitar certos impasses com a Administração Pública, que é um problema recorrente no cenário empresarial e gera grande transtorno, podendo inclusive impactar na existência de tal empresa; e também na prevenção e condução de questões trabalhistas que atualmente tem gerado grande custo para as empresas.

A ideia de que gasta-se muito com suporte jurídico surgiu nas situações em que o empresário toma a iniciativa de buscar um advogado somente quando o caos já se instaurou em sua empresa, pois nestes casos de fato haverá um grande custo, sendo necessário mais trabalho do advogado para reparar os erros cometidos e gerenciar suas consequências em um curto período, sendo que tais problemas poderiam ter sido evitados. Para exemplificar, podemos fazer uma analogia com o custo de revisões periódicas de um veículo comparado com o concerto após um problema existente há um longo período, que por sua vez já danificou vários seguimentos do automóvel. Sem dúvidas, haverá uma grande diferença nestes valores, fortalecendo o uso de um ditado popular muito conhecido “o barato muitas vezes sai caro”.

Entretanto, analisando o comportamento atual dos grandes empresários, nota-se que esse costume de contratar um advogado para gerenciar problemas já instaurados começou a mudar. As empresas focadas em estratégias de mercado, visando um crescimento cada vez mais sólido de seus negócios, tornaram-se mais zelosas e passaram a envolver cada vez mais as áreas jurídicas em suas operações.

Contratando um Escritório de Advocacia:

contratação de advogados pode ser realizada de diversas formas, com a mudança de mercado que mencionamos acima, a principal modalidade hoje é a prestação de serviços.

Essa parceria entre escritório e empresa é facilitadora de inúmeros modos, um deles é ausência de um departamento interno na própria empresa repleto de advogados contratados diretamente por ela, o que gera custos com instalação, despesas de contratação, ou seja, responsabilidades trabalhistas com mais funcionários.

Uma prática que tem sido muito adotada é a contratação de escritórios que disponibilizam advogados na modalidade “outsourcing” ou “In House Services” entre outras denominações utilizadas no mercado, o fato é que este tipo de parceria traz economia e despreocupação para o empresário, pois não há vínculo com advogado, ao passo que as obrigações com este funcionário são exclusivas do escritório contratado. Desta forma, a empresa possui assistência de qualidade, considerando que o escritório indicará o melhor profissional que se adéque ao perfil daquela empresa específica, para que assim seja prestado o auxílio jurídico necessário com eficiência e presteza.

Fonte: http://www.wrbarbosa.com.br/wp/wp-admin/post-new.php 


Autor

  • Wander Barbosa

    Advocacia Especializada em Franchising

    DIREITO EMPRESARIAL DIREITO CIVIL DIREITO PENAL DIREITO DE FAMÍLIA***

    Pós Graduado em Direito Processual Civil pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela EPD - Escola Paulista de Direito Pós Graduado em Recuperação Judicial e Falências - EPM - Escola Paulista da Magistratura Autor de Dezenas de Artigos publicados nas importantes mídias: Conjur | Lexml | Jus Brasil | Jus Navigandi | Jurídico Certo

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.