Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/peticoes/68207
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Alvará Judicial

Alvará Judicial

Publicado em . Elaborado em .

O alvará judicial consiste em uma ordem, judicial a, concedendo o pedido formulado por quem o requer, para que levante certa quantia ou possa praticar determinado ato, quando provar ser merecedor do direito ali previsto.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE ____ – UF


 


 

PROCESSO N° xxx

ALVARÁ JUDICIAL

Historiam os autos pleito de ALVARÁ JUDICIAL intentado por ___, menor impúbere devidamente representado por seu genitor ___, com vistas a obter provisão jurisdicional que lhe assegure a expedição de alvará autorizando-a a receber junto ao INSS créditos existentes em nome de ______.

Nada há a se objetar quanto à pretensão agitada pela suplicante, mormente no que tange à competência do juízo estadual para a aferição dos requisitos legais à concessão do alvará, consoante jurisprudência torrente nesse sentido, bem como no que respeita à legitimidade para a anuência do alvará vindicado.

Encontra-se a peça inaugural devidamente acompanhada dos documentos necessários à postulação, bem como se apresenta prescindível a designação de instrução probatória.

Após solicitação feita ao INSS, foi verificado a existência de saldo da de cujus do auxílio doença, devidos e não recebidos, conforme certidão acostada à fl. 16.

A de cujus deixou dois dependentes habilitados, o cônjuge Sr.____, e a sua filha menor ____, conforme certidão acostado às fls. 16.

Contudo, há de se resguardar o direito do herdeiro que conta com menos de dezoito anos de idade ____, devendo os valores pertencentes ao menor ficarem depositados em conta de poupança individual até atingir aquela idade, conforme art. 1°, §1°, da lei n° 6.858/80.

Entretanto, o mesmo art. 1°, §1°, da lei n° 6.858/80, que ordena que as quotas atribuídas a menores fiquem depositadas em caderneta de poupança até que alcancem a idade de 18 anos, possui duas ressalvas ao final: “salvo autorização do juiz para aquisição de imóvel destinado à residência do menor e de sua família ou dispêndio necessário à subsistência e educação do menor.”.

Diante da pequena quantia a ficar pouco tempo depositada num estabelecimento de crédito e da necessidade alimentar do menor, opino no sentido da liberação do valor imediatamente, valendo-se V.Ex.a. da ressalva legal suso aludida para tanto.

Em razão do exposto, manifesta-se o Ministério Público pela expedição do alvará pleiteado, autorizando a requerente a receber junto ao INSS, os saldos pleiteados.

Cidade- uf, 06 de julho de 2018.


 

_______

Promotor de Justiça - Respondendo


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.