Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/pareceres/69902
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que é o Auxílio-Doença

O que é o Auxílio-Doença

Publicado em . Elaborado em .

Questionamentos básicos sobre o auxílio-doença.

O que é o auxílio-doença, quando tenho direito?

O auxílio-doença é um benefício previdenciário social, que tem como objetivo garantir ao trabalhador quando cometido por doença ou acidente, meios de sobrevivência, enquanto permanece incapacitado para o trabalho ou ocupação habitual.

Muitas vezes ficamos na dúvida sobre o nosso direito de requerer esse benefício, pois bens, todos os trabalhadores, que contribuem com a previdência social, tem o direito ao auxílio-doença, e não apenas quando sofre um acidente de trabalho que o impeça de continuar exercendo a atividade, mas também quando em outras situações, vem a sofrer um acidente, seja em casa, na rua, ou indo para a empresa, todos estarão assegurados.  

Doutor, quando comecei a trabalhar eu já tinha me acidentado, mas com a atividade que comecei exercer na empresa, meu quadro se agravou, tenho algum direito?

Sim, embora a lei não conceda o benefício ao trabalhador que comece em atividade portador de uma doença preexistente, ela também assegura o mesmo trabalhador quando portador dessa doença, venha se agravar pela atividade que exerce na empresa, ou seja, veio a ficar incapacitado de continuar seu trabalho pelo agravamento  da doença que já existia.

Eu posso requerer o auxílio-doença a qualquer tempo?

Depende, em regra o trabalhador deve contribuir 12 meses para começar a ter direito a esse benefício, é o chamado período de carência, porém existem situações que o contribuinte não prevê a incapacidade, e nesses casos, essa carência será afastada e o trabalhador recebera o benefício, mesmo que seja o primeiro mês dele na empresa.

Outros casos, como o trabalhador que já passou pelo período de carência e foi demitido, terá a sua disposição um período de 12 meses onde continuara assegurado, mesmo sem contribuir, é o chamado período de graça.

Ainda, quando o trabalhador perde a condição de segurado, basta que retornado a condição de contribuinte, venha a realizar 6 contribuições.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.