Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/pareceres/70895
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O eSOCIAL

Nova era de fiscalização

O eSOCIAL. Nova era de fiscalização

Publicado em . Elaborado em .

O eSocial será uma importante ferramenta de desburocratização.

O eSocial é um projeto integrante do Sistema Publico de Escrituração Digital (SPED), que a partir de Janeiro de 2018 simplificou e unificou a entrega das obrigações trabalhistas,  fiscais e previdenciárias.

Sua dinâmica de implementação, vai obrigar todas as empresas no país, a estabelecerem novas rotinas, aprimoramentos e adaptações de seus processos de trabalhos, a fim de dirimir as probabilidades de erros no envio dos dados..

Esse projeto, é uma forma minuciosa e abrangente de fiscalização estabelecida no País, que permitirá ao Governo, melhor precisão na identificação de irregularidades e maior celeridade na aplicação de penalidades.

Resumidamente explicando, o esocial é uma sistemática de unificação de informações que obrigatoriamente são enviadas ao governo, cujo propósito é padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dessas informações para que estas, sejam ponderadas conjuntamente pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, INSS, RECEITA FEDERAL, MINISTÉRIO DO TRABALHO (Economia) E PREVIDÊNCIA SOCIAL. (Decreto 8373 de 11.12.2014).

Todas as empresas, independente do porte deverão cumprir suas obrigações por meio do eSocial, e o cronograma estabelecido começou por aquelas com faturamento superior a 78.000.000,00 r$ conforme listagem do Anexo V da Instrução Normativa de Nº 1.634 de 2016, da RFB, e a partir de julho de 2018 as EPP, ME e MEI.

Será um marco no País no que diz repeito a mudança de cultura organizacional, pois os processos de trabalho deverão estar consonantemente interligados e legalmente padronizados em 100%, se as empresas quiseram evitar problemas de natureza fiscal, trabalhistas e previdenciárias.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.