Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/pareceres/71623
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

Integração de Processos de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO. Integração de Processos de Trabalho

Publicado em . Elaborado em .

O SGI é uma ferramenta estratégica para o aperfeiçoamento de uma empresa no que diz respeito a administração de seus processos, e sua implantação gera diversos benefícios a curto prazo.

O SGI constitui-se numa forma de gestão universalizada, que se  bem implantado, promove melhorias significativas no desempenho das organizações, no que tange a quesitos como Segurança e Saúde no Trabalho, Meio Ambiente, Qualidade, entre outros..

Todos sabem que, hoje em dia o atendimento real (NÃO FICTÍCIO) de temas como esses vem se tornando uma questão curricular de fundamental importância para que as empresas se mantenham no mercado.

O SGI torna mais eficiente à implantação de políticas, alcance de objetivos com redução de custos, a qualificação e padronização de processos, além de atenuar os impactos ambientais, e os dos provocados pelos acidentes e doenças ocupacionais.

Concomitante a tudo isso, o sistema agrega valor à imagem das empresas e aumenta o nível de confiança de seus clientes em seus produtos e serviços !

Fica evidente com um SGI bem implantado, que as empresas possuem responsabilidade organizacional e socioambiental, o que a faz diferenciada nesse mercado contemporâneo, cuja dinâmica de competitividade é muito voraz...

São inúmeros os benefícios da implantação de um SGI, e aqui serão citados alguns como:

  • Economia de tempo e custos;
  • Melhoria na gestão de processos;
  • Maior controle dos riscos de acidentes;
  • Simplificação das normas e das exigências dos sistemas de gestão;
  • Alinhamento dos objetivos, processos e recursos para diferentes áreas funcionais (segurança, qualidade e ambiental);
  • Redução de burocracias;
  • Redução do nível de complexidade dos sistemas;
  • Eliminação de redundâncias;
  • Satisfação dos critérios dos investidores e melhoria do acesso ao capital;
  • Aumento de competitividade;
  • Controle preventivo dos processos.
  • Entre dezenas de outros benefícios...

O sistema permite celeridade na identificação de problemas, prevê as ações necessárias a serem tomadas de forma coordenada e integrada para devida resolução, e impacta positivamente no aumento da produtividade e lucratividade das empresas.

A sua implantação deveria ser algo obrigatório para todas as empresas de todos os segmentos e porte no País, mas infelizmente não é ! 

Por falta de eficiência na gestão, é que vemos altos índices de infortúnios laborais e ambientais por aí..

Nesse novo cenário que se instaura, onde a fiscalização será mais abrangente e assertiva com o eSocial, as empresas se interessarão mais pelo SGI por uma questão de extrema necessidade !

Pois se quiserem garantir sua permanência no mercado, estas precisarão se ajustar como um todo e não somente, em algumas áreas..

O SGI com certeza será uma ferramenta estratégica de gestão muito importante para a consolidação dos negócios a partir de agora.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.