Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/71734
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Como receber os valores bloqueados na conta salário do trabalhador falecido?

Como receber os valores bloqueados na conta salário do trabalhador falecido?

Publicado em . Elaborado em .

Como receber os valores bloqueados na conta salário do trabalhador falecido?

A morte do empregado acarreta a extinção do contrato de trabalho, que o extingue de imediato, na data do óbito. Os cálculos das verbas rescisórias em caso de falecimento do empregado são análogos ao pedido de demissão, só que sem o aviso prévio.

Todos os valores não recebidos em vida, deverão ser pagos em quotas iguais aos dependentes habilitados perante o INSS ou quando não há dependentes, aos sucessores previstos no código civil independentemente de inventário., conforme estipula a lei 6858/80.

Diante disso, caberá o pagamento das seguintes verbas a título de rescisão: a) Saldo de salário; b)13º salário; c) Férias vencidas e proporcionais; d)1/3 constitucional sobre férias vencidas e proporcionais; e) Salário-família; f) FGTS do mês anterior (depósito); g) FGTS da rescisão.

COMO FAÇO PARA OBTER O ALVARÁ?

Para que se tenha acesso aos valores bloqueados, requer Ação na Justiça do Trabalho para que se demonstre quem são as pessoas devidas para o recebimento dos valores.

Orginalmente publicado em: https://www.arnonamorimadvogado.com/blog/como-receber-os-valores-bloqueados-na-conta-sal%C3%A1rio-do-trabalhador-falecido



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.