Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/73690
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

AUXÍLIO-ACIDENTE

Requisitos

AUXÍLIO-ACIDENTE. Requisitos

Publicado em . Elaborado em .

Auxílio-acidente é um benefício pago ao segurado do INSS, após alta do auxílio-doença, caso o seguro apresente redução da capacidade laboral. Deve ser concedido automaticamente pelo INSS.

 

Auxílio-acidente, benefício concedido ao segurado que devido a ocorrência de acidente de qualquer natureza,  fique com alguma limitação para exercer sua atividade.   Deve ser concedido após alta  do auxílio-doença caso o seguro apresente redução da capacidade laboral. Deve ser concedido automaticamente pelo INSS o auxílio-acidente.  No entanto, nem sempre ocorre desta forma, as vezes o segurado sai em  alta médica e é liberado para trabalho mesmo estando com sua capacidade diminuída.

Por exemplo um motoboy, que ao sofrer acidente de moto fique com alguma sequela após liberação do auxílio-doença. pode buscar este benefício. 

o que muito segurados acabam se confundindo, entende que deve ser acidente do trabalho,na verdade não, pode ser acedente de qualquer natureza.

O que deve ser levado em conta pelo segurado do INSS são os requisitos necessários para se buscar o benefício. a qualidade de segurado do INSS na época do acidente. ter sofrido acidente de qualquer natureza, ter uma redução parcial da capacidade para o trabalho, mesmo que minima, e existir nexo (ligação) entre o acidente e a redução da capacidade para trabalho.  Outra coisa que não se deve confundir é com o seguro DPVAT, muitos segurado acabam confundindo o auxílio-acidente com a indenização do DPVAT, são coisas distintas. Outra duvida que sempre surge, sempre perguntam se é necessário o acidente ter sido atual. Não não é necessário o segurado tem um prazo decadencial de 10 anos ara buscar o benefício.

 



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.