Homeschooling no Brasil

06/05/2019 às 15:36
Leia nesta página:

Ensino domiciliar, muito comum na Europa e nos Estados Unidos e a Regulamentação no Brasil.

De acordo com Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), o número de famílias que optam pela educação em casa (homeschooling) chegou a 7,5 mil famílias em 2018.

A estimativa real é que 15 mil crianças recebam educação domiciliar no país atualmente.

Homeschooling é a possibilidade dos pais educarem formalmente os seus filhos, ensinando a eles as disciplinas da escola, prática comum em países da Europa e nos Estados Unidos.

No Brasil, a regularização deste tipo de ensino passou pelo STF para discussão sobre a constitucionalidade, o reconhecimento de diplomas, da fiscalização do rendimento e frequência.

O julgamento contou com 7 dos 11 ministros contra o homeschooling: Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Edson Fachin, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. 

Para o ministro Alexandre de Moraes, como não há regulamentação do Congresso sobre o tema, não haveria como fiscalizar o rendimento e a frequência dos alunos instruídos em casa e que não é tarefa do Judiciário estipular regras para fiscalizar o homeschooling, pois o ensino domiciliar não poderia ser considerado legítimo no Brasil.

Entenderam, também que sem uma regulamentação congressual detalhada, com avaliações pedagógicas e de socialização, o índices de evasão escolar seriam forjadas de ensino domiciliar.

O ministro Fux criticou a posição de famílias que, por crenças religiosas, prega a educação domiciliar, porque seria "uma superproteção nociva à criança”, já que o ambiente escolar, com seu programa pedagógico formulado, não afronta em nada a liberdade de crença das crianças. 

Aos olhos dos educadores e psicólogos, o tema é controverso: de uma lado defende-se que as crenças inseridas na infância (até os 6-7 anos) regem toda a vida adulta do ser humano, sendo assim direito da família de escolher o homeschooling, com a inclusão das matérias que lhe são mais adequadas a sua religião.

Por outro lado, outra corrente defende a necessidade de sociabilização na infância, que seria comprometida pela ausência do círculo social na infância.

Criticas a parte, o presidente Jair Bolsonaro assinou 11 de abril o projeto de lei que pretente regulamentar a educação domiciliar no Brasil, dando um fim a discussão.

O texto ainda não foi divulgado, mas promete garantir a família a opção do homeschooling o ensino tradicional.

E você? Qual a sua opinião?

Sobre a autora
Sofia Jacob

Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. Atendimento a brasileiros e estrangeiros (inglês e francês). MBA Internacional em Gestão Ambiental pela UFPR. Curso de Contratos Internacionais pela Harvard Law School: Relationship of Contracts to Agency, Partnership, Corporations. Curso de Produtividade, gestão do tempo e propósito pela PUC/RS. Autora de artigos jurídicos premiados. 3 E-books publicados. Advogada indicada pelo Consulado do Brasil em Los Angeles/ EUA. Contatos: [email protected] WhatsApp +55 41992069378

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos