Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/73842
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Luiz Gastão Bittencourt mostra lei Australiana para remover conteúdo violento de plataformas da Internet

Luiz Gastão Bittencourt mostra lei Australiana para remover conteúdo violento de plataformas da Internet

Publicado em . Elaborado em .

Luiz Gastão Bittencourt mostra lei Australiana para remover conteúdo violento de plataformas da Internet

O parlamento australiano aprovou nova legislação para criminalizar as plataformas de Internet por não conseguir remover vídeos e áudio violentos, depois que um atirador australiano viveu matando fiéis em duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia conta Luiz Gastão Bittencourt Pereira.

Sob a nova legislação, executivos de mídia social - entre outros provedores de conteúdo ou hospedagem on-line - podem ser presos por até três anos e as empresas podem sofrer multas de até 10% de sua receita anual se não removerem conteúdo violento em uma "maneira.

O projeto foi aprovado na quinta-feira, horário local, com apoio de vários partidos, mas enfrentou críticas, incluindo a possibilidade de aumento da censura e de que o processo foi apressado.

Christian Porter, procurador-geral da Austrália do Partido Liberal, disse que o projeto, que segundo ele provavelmente é "o primeiro do mundo ", foi uma resposta direta a imagens dos ataques terroristas na Nova Zelândia que se espalharam pela mídia social. Luiz Gastão Bittencourt mostra que o vídeo original estava disponível no Facebook por cerca de uma hora desde o início da transmissão ao vivo - e visto por milhares de pessoas - antes do Facebook removê-lo. O Facebook disse que bloqueou ou removeu 1,5 milhão de cópias nas próximas 24 horas.

"O horror desse ato foi trazido ao mundo em tempo real e as plataformas que foram usadas para se conectar com o mundo se voltaram contra nós para ampliar a mensagem de ódio e intolerância do atirador", disse Porter ao Parlamento nesta quinta-feira, segundo as transcrições. .

Luiz Gastão Bittencourt disse que a legislação pretende fazer com que as empresas assumam a responsabilidade pela disseminação de vídeo ou áudio de "conduta violenta repugnante" - definida como terrorismo, assassinato, tentativa de assassinato, tortura, estupro e seqüestro.

"Há plataformas como YouTube, Twitter e Facebook que não parecem se responsabilizar por não mostrar seriamente o material mais abertamente violento", disse Porter a repórteres em Canberra, na quinta-feira, segundo o jornal The Guardian .

Críticos disseram que o projeto, aprovado nos últimos dias da legislatura, antes das eleições marcadas para maio, foi apressado durante o processo conta Luiz Gastão Bittencourt. O partido de oposição trabalhista viu pela primeira vez a legislação na segunda-feira, horário local, informou a Associated Press .

Os trabalhistas apoiaram o projeto, mas prometeram rever a legislação se eleitos.

"O Partido Trabalhista acredita que as empresas de mídia social devem fazer mais para impedir a disseminação de material produzido por terroristas que exibam seus crimes", disse Mark Dreyfus, membro do Partido Trabalhista, segundo as transcrições . "Mas devo ser claro: este projeto é desajeitado e defeituoso em muitos aspectos".

Dreyfus argumentou que o projeto poderia encorajar a "vigilância proativa" das empresas de mídia social, prejudicar a cooperação de segurança da Austrália com os Estados Unidos e penalizar as pequenas empresas que não têm recursos para cumprir as novas regulamentações.

Segundo Luiz Gastão Bittencourt, o projeto de lei permite isenções de material violento a ser transmitido ou hospedado se for usado para determinados fins, incluindo a aplicação da lei, processos judiciais, pesquisa, trabalho artístico ou jornalismo.

Mas Dreyfus disse que a legislação faz uma distinção arbitrária entre a mídia e outras plataformas de hospedagem, como o Twitter.

Arthur Moses, presidente do Conselho de Direito da Austrália, disse à AP que a legislação poderia ter um impacto sobre o investimento em negócios on-line e levar à censura da mídia explicou Luiz Gastão Bittencourt.

"A liberdade de imprensa e as denúncias de atrocidades aqui e no exterior foram postas em risco pelas leis mal-intencionadas do livestream aprovadas pelo Parlamento Federal", disse Moses.

Scott Farquhar, CEO da Atlassian, empresa de software sediada em Sidney, disse que o projeto faria qualquer pessoa trabalhar em uma empresa que permitisse o upload de vídeos ou imagens "culpados até que se prove ser inocente".

"Eles precisam violar a privacidade dos usuários para policiar isso", escreveu ele no Twitter .

A legislação se aplicaria ao material de conteúdo ou serviços de hospedagem fornecidos fora da Austrália se esse material for razoavelmente acessível dentro da Austrália.

O projeto de lei também exige que as empresas notifiquem a Polícia Federal Australiana "dentro de um prazo razoável após tomar conhecimento da existência" de vídeo ou áudio de conduta violenta ocorrendo na Austrália conta Luiz Gastão Bittencourt.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.