Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/74607
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que é um indexador econômico

O que é um indexador econômico

|

Publicado em . Elaborado em .

Para quem está começando a investir ou até mesmo já é um investidor, saiba que é muito importante tomar conhecimento sobre o que é um indexador.

O que é um indexador?

Indexador é um índice da economia que pode ser utilizado como uma referência. Será justamente com um indexador definido que vai ser estabelecido a rentabilidade de um investimento.

Por exemplo:

Suponhamos que você investiu em um título do Tesouro Direto no qual o seu indexador é a Selic. Atualmente a Selic está 6,5% ao ano, então a rentabilidade deste tesouro usará esses 6,5% como referência.

Indexadores e investimentos prefixado e pós-fixados

Uma vez que você decide fazer seu investimento tem dois tipos de pagamento que você precisa escolher, sendo os prefixados e pós fixados.

Os investimentos prefixados são aqueles que o valor que você vai retirar no resgate já é definido quando você investe. Por exemplo, suponhamos que você vai investir no tesouro prefixado e o seu rendimento será de 7,2% ao ano sendo com o vencimento em 2023.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.