Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/75849
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

NOÇÕES DE DIREITO TRABALHISTA NO ENSINO MÉDIO

NOÇÕES DE DIREITO TRABALHISTA NO ENSINO MÉDIO

Publicado em . Elaborado em .

Notícia

A cidadania pode e deve ser exercida de forma plena e participativa. Muitas pessoas não sabem, mas o exercício dessa cidadania pode contar com uma ferramenta - o site do Senado - local onde você pode opinar, dando sugestões de projetos de lei. No link intitulado de Ideia Legislativa, o cidadão pode deixar escrito a sua ideia sobre um assunto que acha relevante dentro do ponto de vista social, jurídico, político ou econômico.

Nesse aspecto, tem-se a interessante ideia de TATYANA MAYARA GURGEL DE OLIVEIRA LIMA DOS SANTOS - MG, intitulado - Aulas de direito do trabalho, direito de familia e direito constitucional no ensino medio.

As pessoas desconhecem seus direitos e deveres e por muitas vezes procuram o judiciário e abarrotam o sistema com situações que poderiam facilmente serem evitadas se as pessoas conhecessem minimamente quais, de fato, são seus direitos. Se queremos melhorar o sistema precisamos dar informação ao povo.

A falta de informação e de orientações acertadas causam inúmeros transtornos sociais. Conhecer direitos elementares que fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa é fundamental para reduzir problemas como litígios irrelevantes, ignorância quanto ao serviço publico que deve ser buscado para determinado problema, celeridade judicial, insatisfações sociais quanto ao atendimento publico.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=68295


Autor

  • Otávio Barbosa Moreira Neto

    Pós Graduado em Direito Material e Processual do Trabalho pela rede LFG de ensino; Assessor Jurídico Auxiliar na Corregedoria da PCMA; Consultor em assuntos Trabalhistas; Graduado em História, Pesquisador e membro do Laboratório de Estudos Sobre a Intolerância da USP - LEI-USP sob a indicação da Professora Doutora Anita Waingort Novinsky; Autor do livro A Inquisição no Maranhão - 1731; responsável pelo antigo site Laboratório da Estudos - Labestudos.com; Servidor Público há 21 anos.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.