Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/76450
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A ARROGÂNCIA DA CENSURA INDIRETA

ARTISTAS QUE MATAM A PROPRIA ARTE

A ARROGÂNCIA DA CENSURA INDIRETA. ARTISTAS QUE MATAM A PROPRIA ARTE

Publicado em . Elaborado em .

Trata-se de manifestação em favor da verdadeira expressão artística e o veto da censura arrogante

 

 

Como sou também manifestante tenho muito apreço e carinho pelos atores que nos fazem sonhar e mesmo criar novas ideias e personagens, e ator é pessoa e não uma empresa, o ator vive e interage com sua sociedade, tem sua opinião e gostos próprios, e infeliz daquele que passa a agir como um robô, talvez até superpoderoso pela ventilação da sua imagem, aonde se não houver carisma não há nada, nem a manifestação, nem a criação e vivemos num culto das imagens prontas, censuradas e prontas para fazer apenas um mecanismo mercantil, sem criação nem arte alguma.

A primeira censura que eu sofri, veio então da mãe de um amigo meu, Giuliano Ravache, pessoa que eu tinha muito apreço e que o Giuliano convidou-me para conhecê-la, quando ela arrogante e grosseira disse, ao ser tratada com respeito e superioridade manifestante: _ Senhora é a sua mãe...

Isto é a pratica imoral da censura, da advertência ao humilde telespectador, ao vulnerável da propaganda, aquele que interage com seus personagens como no Teatro grego, vital para a expressão do Teatro já no plano da realidade do coliseu.

Noutra vez, agora por coincidência cruzando a rua Pamplona em frente ao Shopping vi a Regina, e nem falei nada frente a diferença brutal de seu rosto e da maquiagem, e ela logo percebeu e fechou a cara, fechada por dentro, como se me conhecesse ou estivesse mesmo atravessado a rua por causa dela, e para mim, bem como para Grandes autores, sem um bom texto a boneca não fala.

Por ultimo as grosserias da censura no Instagram, aonde apenas me manifestei as musas que me inspiravam, por uma vez, mandei um vasinho de flores e não recebi sequer um agradecimento, um autografo, e isto é feio ! É mau educado e também desonesto, além de ser uma atividade direta da própria censura !

Mas de como toda grei, existe a exceção, encontrei com um dos grandes atores brasileiros, Antonio Fagundes na Academia aqui no Jardim  Paulista e se eu não interagisse seria certo o incomodo, pois a fonte de inspiração estava lá, de corpo e espírito, humilde e cordial... Pensei: Isto não tem valor !

Foi então que ele me recebeu, já querendo me dar um autografo, comentando sobre a tutela da sua imagem feita pelo seu filho Bruno, e isto somado leva multidões ao Teatro e ainda nos faz orgulhosos de vê-lo numa tela!!!

Parabéns aos verdadeiros artistas brasileiros, estes que nos inflamam e nos deixam orgulhosos da manifestação, e infelicidades daqueles que não tem alma, porque podem ser brevemente substituídos por imagens animadas ou robôs programáveis !

 


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.