Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/77699
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Breves relatos sobre a água

Breves relatos sobre a água

Publicado em . Elaborado em .

Este texto traz um breve relato sobre a situação hídrica em nosso país. De forma bem sintética, confesso que mais para testar a plataforma do presente site que disponibilizar conhecimento, este último qual faço compromisso de hodiernamente contribuir.

Com o avançar dos tempos a população é freneticamente cada vez maior. Com o crescimento populacional cresce também os problemas sociais a ser resolvidos. A educação que hoje vem sendo discutida para ser destacada cada vez mais pelos agentes do ensino, os professores, é a educação ambiental. A sociedade se vê diante do desrespeito aos meios fundamentais de existência, a água, o ar a terra. Diante desta preocupação devem-se gerar fontes com o intuito de sanar tais problemas.

Não obstante, é noticiado com frequência nos meios de comunicação catástrofes que abalam um ecossistema e o altera de forma violenta, ou ate de forma irreversível gerando o desequilíbrio biológico no ecossistema. São os derramamentos por embarcações, os derramamentos por esgoto urbano e diversos outros, onde estes veem a atingir um grande numero de consumidores. Consumidores estes obrigatórios. Obrigatórios? Obrigatórios, sim, porque ainda não contamos com nenhum outro meio que venha substituir a água com fonte de vida, é precisa e irrefutável sua existência, sua preservação e manutenção.

Ademais, a ilusão que os oceanos trazem de abundancia é extremamente prejudicial quando a questão é água potável. Os estudos trazem dados que assustam quando expressados em números. Sendo os cálculos feitos, analisados e sua visualização demonstra que o fim está próximo, caso não seja implantando uma eficiente e otimizada politica pública mundial de conscientização deste bem tão precioso.

Importante ressaltar que a Água potável, a que se pode utilizar, é menos de 2% de toda água do planeta. O que não falta são alertas: locais onde se pode ver o que acontece quando não há água. No Brasil, em São Paulo ocorre a agonia de um Reservatório antes visto como infinito. Reservatório do Sistema Cantareira em Bragança Paulista, este que, por falta de planejamento, organização e competência não foi capaz de amparar milhões de pessoas na época de estiagem das chuvas.

Sendo assim, cabe à sociedade buscar a resposta da pergunta: A educação seria capaz de reabastecer um reservatório quando aplicada aos cidadãos desde seu primeiro contato com a água? Quer dizer que, podem as politicas públicas ser satisfatórias e benéficas para sanar a situação, mas somente haverá a real solução quando o ensinamento vem de dentro de cada casa, dos pais para com os seus, com a conscientização sobre a utilização, preservação e manutenção da água, haja vista serão eles os possuidores e mantenedores da vida futura.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.