Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/79200
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Classificação de mercadoria em Código NCM

CARF aprova a Súmula 161

Classificação de mercadoria em Código NCM. CARF aprova a Súmula 161

Publicado em . Elaborado em .

Se comprovada a classificação fiscal incorreta da mercadoria, restará configurada a hipótese que autoriza o percentual de 1% de multa sobre o valor aduaneiro do produto condizente à operação.

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) aprovou, em sessão extraordinária, 33 novas súmulas.

Com isso, o Conselho passa a contar com 158 súmulas, sendo 104 delas vinculantes para toda a Administração Tributária Federal.

A Súmula 161 determina que o erro de indicação, na Declaração de Importação (DI), da classificação da mercadoria na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), por si só, enseja a aplicação da multa de 1%, prevista no art. 84, I da MP 2.158-35/2001, ainda que o órgão julgador conclua que a classificação indicada no lançamento de ofício seria igualmente incorreta.

Se comprovada a classificação fiscal incorreta da mercadoria, restará configurada a hipótese que autoriza o percentual de 1% de multa sobre o valor aduaneiro do produto condizente à operação.

Portanto, é de suma importância que o contribuinte esteja ciente do mecanismo legal para não suprimir as etapas, sendo imprescindível o auxílio de um profissional especializado para ampará-lo.

Fonte: MINISTÉRIO DA ECONOMIA

Por Gian Lucca Jorri, Advogado, Formado em Direito em 2016 pela Universidade Católica de Santos. Área de Atuação: Direito Aduaneiro e Direito Tributário, OAB: 404.759


Autor

  • Gian Lucca Jorri

    Gian Lucca Jorri

    Advogado, Formado em Direito em 2016 pela Universidade Católica de Santos / SP.

    :: Área de Atuação :: Direito Aduaneiro / Tributário

    :: Formação Complementar :: Pós-Graduando em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie / SP Pós-Graduação em Direito Marítimo e Portuário

    Textos publicados pelo autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.