Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/79575
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

É seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet? Descubra

É seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet? Descubra

Publicado em . Elaborado em .

Se você vai enviar dinheiro para outro país e considera fazer isso on-line, leia este artigo. Veja se é seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet.

Existem muitas dúvidas quando o assunto é enviar dinheiro para o exterior. Atualmente, muitas possibilidades estão disponíveis, especialmente por causa das plataformas on-line de recebimento e envio de dinheiro. Além da forma de envio, as taxas altas são uma preocupação dos brasileiros que precisam mandar dinheiro para o exterior e nesse quesito, as plataformas on-line costumam ser imbatíveis. Mas, e a segurança ao enviar dinheiro pela internet? Caso você queira saber se é seguro enviar dinheiro pro exterior pela internet, este artigo pode ajudar.

Afinal, é seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet?

Desde que a instituição seja autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) a realizar operações de câmbio de moeda, ou tenha parceria com alguma instituição que seja, é seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet.

Tanto os bancos quanto plataformas on-line de envio de dinheiro devem constar no site do BACEN. Assim, você vai ter certeza que pode confiar na instituição selecionada para realizar esse serviço. Também é interessante procurar a reputação on-line da prestadora de serviços, lendo relatos de pessoas que já a utilizaram.

É legal enviar dinheiro para o exterior pela internet?

Sim, não existe nenhum impedimento legal quanto a enviar dinheiro para o exterior pela internet. Porém, é essencial respeitar os limites de remessas para o exterior, pois existe uma fiscalização intensa em relação a isso. Também devemos destacar que, segundo a cartilha de BACEN, o beneficiário e remetente do dinheiro precisam estar envolvidos na transação.

O BACEN ainda ressalta que a transação precisa ser realizada por uma instituição autorizada por ele a operar no mercado de câmbio. Entenda melhor sobre o envio de grandes quantias de dinheiro para o exterior.

Cuidados que você deve ter ao enviar dinheiro para o exterior pela internet

Algumas medidas de segurança podem ser tomadas ao enviar dinheiro para o exterior pela internet. Veja quais são a seguir.

Verifique o registro no BACEN:

Usar plataformas que sejam regulamentadas pelo BACEN é uma forma mais segura de enviar dinheiro para o exterior pela internet. Além de estar de acordo com a lei, transferências de instituições regularizadas são respaldadas por órgãos de defesa ao consumidor. Então, antes de realizar qualquer transação, confira o status da empresa no site oficial do Banco Central.

Confira a cobrança do IOF:

Todas as transferências legais para o exterior cobram o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é de 0,38% (nas remessas para uma conta bancária de outra titularidade), ou 1,1% (para transferências entre contas do mesmo titular). Se certifique que esse valor está incluso no montante da sua transferência, para que esteja de acordo com a lei.

Se informe sobre a tecnologia utilizada:

Algumas plataformas trafegam somente com informações criptografadas e utilizam a tecnologia Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS), que checa a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. Estes recursos são muito importantes quando o assunto é segurança. A TransferWise e a Remessa Online possuem essas tecnologias.

Pesquise sobre a credibilidade da plataforma:

Você pode verificar a reputação da plataforma pelo Reclame Aqui. O Facebook também é um bom lugar para conferir a reputação e ler sobre a experiência de clientes que já utilizaram a plataforma.

Verifique qual é o tipo de transferência:

Veja se você está usando o método correto para enviar dinheiro para o exterior, ou seja, se é uma transferência comercial ou pessoal. Alguns provedores possuem somente um motivo para transferência internacional.

As plataformas mais indicadas para enviar dinheiro on-line para o exterior

Atualmente, as plataformas para enviar dinheiro para o exterior pela internet são excelentes opções para quem deseja pagar menos taxas de operação e realizar a transferência de forma rápida e eficaz. Além disso, você não precisa sair da sua casa para fazer a transação. Conheça algumas plataformas indicadas para enviar dinheiro on-line para o exterior.

Remessa Online

A plataforma Remessa Online foi criada em 2016 e é uma instituição independente, intermediária e credenciada pelo BACEN para realizar transferências para o exterior. A empresa possui parceria com o Banco Máxima, responsável apenas pela liquidação dos valores. Através do Remessa Online, é possível enviar dinheiro para o exterior de forma segura, rápida e com taxas transparentes e baixas.

TransferWise

A TransferWise é uma instituição que realiza o envio de dinheiro para o exterior, autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido. A plataforma foi criada por pessoas que precisavam fazer transferências para outros países e não queriam perder dinheiro com o câmbio. Então, eles decidiram criar um serviço diferente, confiável, rápido e com baixas taxas. Veja como funciona o envio de dinheiro pelo TransferWise.

Western Union

A Western Union é uma instituição consolidada e respeitada para serviços financeiros. Sua sede fica nos Estados Unidos e ela está presente no mundo todo, atuando em mais de 200 países.

A fundação da empresa foi em 1851 e desde a década de 1980 oferece o envio de dinheiro para o exterior. As transferências podem ser feitas pessoalmente, online ou até mesmo por telefone.

Quais são os limites para enviar dinheiro para o exterior pela internet?

O limite de envio de dinheiro para o exterior é variável. Entretanto, o BACEN considera enviar até US$3.000 como movimentação de pequeno valor. Se você pretende enviar montantes mais altos, será necessário apresentar seu imposto de renda e o limite será de acordo com sua declaração.

Para o envio de valores mais altos, a instituição financeira escolhida deverá informar o BACEN e a Receita Federal. Entenda mais sobre os limites de envio de dinheiro para o exterior aqui.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.