Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/80098
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Estágio em escritório de advocacia

Estágio em escritório de advocacia

Publicado em . Elaborado em .

O estágio traz diversos desafios para o estudante. Mas também é oportunidade para que possa moldar e construir o perfil daquele futuro profissional.

Muitos estudantes ao ingressarem em um curso superior, ficam na dúvida de quando começar a procurar por um estágio. Muitos procuram apenas para cumprir o famoso “estágio obrigatório”, o que a maioria dos cursos superiores exige em sua grade curricular.

Contudo, a idéia principal a ser tratada ao longo desse artigo, é sobre quais as vantagens de realizar um estágio durante a faculdade.

Devemos ser coerentes, que muitas vezes conseguir um estágio logo de início, não é uma tarefa fácil. Contudo, a persistência é uma das melhores ferramentas para que você possa chegar onde almeja.

O estágio é um procedimento de aprendizado, ou seja, essencial para um começo de carreira. O estudante passa por um processo de formação, que geralmente tem por objetivo colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

MAS POR QUE FAZER UM ESTÁGIO LOGO NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO?

Uma das inúmeras vantagens, sem dúvida, é a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O estágio acaba inserindo o estudante precocemente na área da atuação jurídica.

Mas o estagiário enfrentará muitas dificuldades, sendo possível notar vários pontos que a faculdade não mostra e nem ensina aos alunos.

A prática é totalmente diferente das teorias lecionadas em sala de aula, o que muitas vezes deixam o profissional inseguro no início de carreira. Mas acaba sendo essas situações que o estudante consegue aprender e compreender durante o estágio. O que pode ser comparado com a famosa expressão “Expectativa VS Realidade”.

O estágio pode oferecer uma grande possibilidade e oportunidade ao estudante, como por exemplo, fazer networking com profissionais da área.

MAS COMO FICA A ROTINA, DE ESTÁGIO E FACULDADE?

Sem dúvidas, a rotina começa a ficar um pouco mais complicada. O número de tarefas aumenta ao longo do tempo, mas nada que uma boa organização não possa resolver.

E ai que está o ponto, o estágio acaba se tornando um crescimento pessoal, vai muito além de um processo de formação profissional.

O estudante aprende a criar novos hábitos e deixar de lado tudo aquilo que o fazia andar para trás. O que com certeza, é o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional.

E O MERCADO DE TRABALHO?

Uma das perguntas mais intrigantes entre os estudantes, sem dúvidas, é de como está o mercado de trabalho atualmente. Durante a época de estágio, é possível já começar a perceber qual área está mais saturada e até mesmo mais necessitada de bons profissionais.

Mas, muitas vezes não é tão necessário pensar que tal área está saturada ou não, se você for bom no que faz, com certeza vai obter o reconhecimento que tanto deseja.

COMO É ESTAGIAR EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA?

O estágio em um escritório de advocacia é com certeza uma das melhores oportunidades que um estudante do curso de Direito poderia ter, uma vez que, o estudante estará vivenciando o mesmo que um advogado passa e enfrenta todos os dias.

A função que um estagiário realiza dentro do escritório e até mesmo fora dele expande não somente o conhecimento sobre o direito material e processual, mas também os horizontes que o curso pode proporcionar.

A possibilidade de vivenciar a advocacia é uma experiência impagável, o cometimento de erros e acertos é sem dúvidas o melhor aprendizado, um dos fatores que vai muito mais além do que doutrinas, código de legislação e jurisprudências.

Conseguir compreender toda a dinâmica e saber utilizar todas as ferramentas da crescente advocacia digital, sendo uma possibilidade que se não fosse pelo estágio, muitas vezes o aluno nem teria o conhecimento em sala de aula.

Saber conciliar o estudo e o estágio, conseguir compreender com mais facilidade as matérias lecionadas durante o curso, pelo fato de você já está vivenciando tudo aquilo durante a prática, é uma oportunidade excepcional e que não possui preço.

O estágio na advocacia proporciona muito mais do que o conhecimento e prática jurídica, oferece ao estudante a possibilidade de enxergar a vida de outras pessoas. Ao assistir o advogado realizando consultas jurídicas, o estagiário é capaz de perceber que muita das vezes é necessário ter o total controle da situação.

Em uma consultoria, o advogado além de passar um conhecimento jurídico, ainda tem a necessidade de passar tranquilidade frente a um cliente que se emociona e começa a chorar na sua frente. Diante dessas possibilidades, o estagiário percebe que o Direito vai muito mais além do que um notório saber jurídico.

Sem contar que, a interação com o público, acaba sendo uma situação difícil no começo. Clientes muitas vezes que são totalmente leigos no assunto e até mesmo um pouco ignorantes, se tornam um verdadeiro desafio na advocacia.

A necessidade de permanecer calmo o tempo todo, até fazer com que o cliente entenda exatamente o que você quis passar, é bem complicado.

Mas isso já era de si esperar, ora que, todas as profissões têm pontos positivos e negativos. Lidar com o público, não é uma tarefa simples, mas também não é uma situação que não pode ser aprendida com o passar do tempo.

No mais, o estágio sempre vai deixar uma experiência indispensável na vida do estudante, o estágio é uma fase importante na carreira profissional. E a partir deste que o futuro e o perfil do profissional começa a ser construído e moldado de forma coerente, a fim de garantir o seu sucesso profissional.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.