Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/80291
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O Incidente de Falsidade previsto no artigo 145 e seguintes do Código de Processo Penal pode ser arguido a qualquer tempo?

O Incidente de Falsidade previsto no artigo 145 e seguintes do Código de Processo Penal pode ser arguido a qualquer tempo?

Publicado em . Elaborado em .

Existe prazo para arguir a falsidade documental no processo penal?

O Código de Processo Penal no artigo 145 e seguintes prevê o incidente de falsidade documental, trata-se de um procedimento incidental conexo ao processo criminal principal. O referido incidente visa atacar a veracidade de documentos juntados ao processo criminal, por se tratar de um processo incidental o Código de Processo Penal não estabelece prazo para tal arguição. Não havendo prazo no CPP é correto afirmar que pode-se arguir a falsidade de um documento a qualquer tempo? Não, o Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento que não se pode arguir a falsidade documental a qualquer tempo uma vez que tal conduta viola a ideia de segurança jurídica e de lealdade processual. Tal orientação foi tomada no Recurso Ordinário em Habeas Corpus 79.834-RJ de Relatoria do Min. Felix Fischer. Assim tal arguição esta sujeita também a preclusão, vale dizer deve ser deduzida logo após a juntada dos documentos. Fonte: STJ. RHC 79.834-RJ. Rel. Min. Felix Fischer.


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.