Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/84118
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Tempo de trabalho rural conta para a aposentadoria por idade urbana

Homens e mulheres podem se aposentar por idade somando tempo de atividade agrícola e de contribuição para o INSS

Tempo de trabalho rural conta para a aposentadoria por idade urbana. Homens e mulheres podem se aposentar por idade somando tempo de atividade agrícola e de contribuição para o INSS

Publicado em . Elaborado em .

...mulher a partir dos 60 anos de idade e homem dos 65, se somarem 15 anos de tempo de trabalho rural com tempo de atividade urbana, conseguem se aposentar pelas regras da aposentadoria híbrida.

 

 

 

 

As novas regras da Previdência Social já estão valendo desde novembro do ano passado. Porém, muitas pessoas ainda podem se aposentar com as regras antigas e, mais vantajosas, para a grande maioria.

No caso da mulher a partir dos 60 anos de idade e homem dos 65, se somarem 15 anos de tempo de trabalho rural com tempo de atividade urbana, conseguem se aposentar pelas regras da aposentadoria híbrida. “Para essa espécie de benefício, os 15 anos de tempo independe de quanto a pessoa trabalhou no campo ou na cidade, basta somar os dois e comprovar o período”, explica o advogado previdenciarista, Carlos Alberto Calgaro.

A aposentadoria híbrida mudou a vida de muita gente. “É comum conhecermos pessoas que trabalharam por um certo tempo no interior e depois mudaram-se para a cidade, onde começaram a trabalhar com carteira assinada em alguma empresa ou recolheram INSS no carnê. Também, tem os casos de pessoas que deixaram seus empregos e mudaram-se para o campo. Essas pessoas têm o direito à aposentadoria híbrida”, comenta Calgaro.

Uma orientação especializada irá dizer qual é a aposentadoria é mais vantajosa, fazendo toda a diferença nessa nova etapa da vida.

 

Fonte: Andrieli Trindade - Jornalista /Calgaro Advogados Associados - OAB-SC 3420

Carlos Alberto Calgaro - Advogado especialista em Direito Previdenciário - [email protected]


Autor

  • Calgaro Advogados Associados

    Calgaro Advogados Associados é um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário que atua em todo o território nacional realizando encaminhamentos de aposentadorias e revisões de benefícios. Também atua nas áreas trabalhista, tributária, indenizatória e securitária.

    Dispondo de conhecimento do direito, aliado à tecnologia e gestão, com mais de duas décadas de experiência, o escritório promove ações administrativas e judiciais para auferir e elevar renda para clientes residentes no Brasil e brasileiros no exterior.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.