Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/89510
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Por que devo pagar taxa de condomínio?

Por que devo pagar taxa de condomínio?

Publicado em . Elaborado em .

Veja a seguir um pouco sobre a taxa de condomínio.

Preliminarmente, qual o motivo de pagar uma taxa de condomínio, mesmo eu sendo proprietário do imóvel? Pois bem, quando você submete-se a conviver em condomínio, faz-se necessário contribuir para a manutenção do local escolhido para morar.

.

Deste modo, a Lei das Incorporações Imobiliárias, prevê que no ato da incorporação, poderá ser instituído por escrito a convenção de condomínio, e deverão também, por contrato ou por deliberação em assembleia aprovar o Regimento Interno da edificação ou conjunto de edificações. Assim, após este ato, cada condômino irá contribuir nas despesas do condomínio, recolhendo, nos prazos previstos na Convenção, a quota-parte que lhe couber o rateio, salvo disposição em contrário a quota no rateio será correspondente à fração ideal do terreno ou unidade.

.

Outrora, o Código Civil, pondera acerca do condomínio edilício, na qual, a criação da convenção de condomínio será determinada a quota proporcional, e o modo de pagamento das contribuições dos condôminos para atender às despesas ordinárias e extraordinárias.

.

Sendo assim, qual a natureza jurídica da taxa de condomínio? Como vimos existem duas despesas: 1) ordinárias (custos com áreas comuns, limpezas, elevadores, empregados, consumos) e 2) extraordinárias, poderá ser feito chamada de capital (custos com mudança de fachada da edificação).

.

Portanto, o recente julgado do STJ, consubstanciou o entendimento de que as unidades imobiliárias com fração ideal maior pagarão taxa condominial em valor superior às demais unidades com frações menores, salvo previsão contrária na convenção. O STJ, remonta que não há ilegalidade no pagamento maior de taxa condominial por apartamentos em cobertura decorrente da fração ideal do imóvel.

.

Gostou da dica? Curta e compartilhe com seus amigos!


Autor

  • Leonardo Neoli de Maria

    Sou Advogado, Graduado pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atuante, presto serviços jurídicos em todo o Estado de Santa Catarina na área de Direito Civil, especificamente nas áreas de Direito Imobiliário (Incorporação imobiliária, Locações, Ação de Despejo, Ações Possessórias, Usucapião, entre outras), Registros Públicos, Inventário, Contratos e Família.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.