Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/95299
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Tudo sobre a idade mínima para dirigir em alguns países do mundo

Tudo sobre a idade mínima para dirigir em alguns países do mundo

Publicado em .

Tem lugar que permite a partir dos 16, em outros, a idade mínima é de 21 anos. No Brasil, a regra é 18, mas um projeto de lei quer diminuir essa idade

Um carro pode ajudar a tornar o deslocamento mais prático, rápido e confortável em qualquer viagem, seja ela dentro ou fora do país. Quem vai de avião pode alugar um carro no destino, até mesmo no próprio aeroporto. Mas, atenção, se a sua viagem é para fora do Brasil, você precisa saber quais são as regras para dirigir por lá.

Os próprios serviços para motoristas, como aplicativos e locadoras de veículos locais, costumam ser boas fontes do que você precisa para dirigir em cada local. Mas, se você não vai contratar um serviço desses ou quer se antecipar, esse texto pode te ajudar.

A primeira coisa que você precisa saber é a idade mínima de cada país, pois você só vai poder dirigir nele se estiver acima dela, mesmo que você já tenha habilitação aqui no Brasil. A seguir, uma lista das regras em alguns países do mundo:

  • Estados Unidos a partir de 16 anos, os jovens americanos já podem dirigir, apesar de ainda não serem considerados maiores de idade. O país aceita a carteira brasileira, mas só se você tiver mais de 21 anos;

  • Japão japoneses podem dirigir a partir de 16 anos, mas estrangeiros precisam tirar carteira local;

  • Inglaterra no Reino Unido, pessoas com mais de 17 anos já podem conduzir veículos considerados de pequeno porte, como motos e carros de passeio. Você precisa de CNH brasileira para dirigir lá, a partir dos 21 anos;

  • Irlanda usa a mesma regra da Inglaterra;

  • China é preciso ter 21 anos para dirigir por lá e eles só aceitam habilitação tirada no país;

  • Itália italianos podem dirigir a partir dos 18 anos, mas você só vai poder alugar um carro se tiver mais de 21 anos;

  • Chile idade mínima é 22 anos;

  • Paraguai idade mínima é 23 anos.

Uma curiosidade é que, embora países da Europa, Canadá, México e Estados Unidos aceitem a habilitação brasileira, a regra para estrangeiros é de 25 anos. A partir dos 21, talvez você possa dirigir, mas terá que pagar uma taxa diária por ser jovem e só poderá conduzir carros básicos. Carros de luxo, só depois dos 30.

Precisa da permissão internacional?

Muitos países aceitam a CNH brasileira em seus territórios, mas podem exigir também a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Trata-se de uma habilitação internacionalmente reconhecida, com tradução em sete idiomas: espanhol, português, francês, inglês, alemão, árabe e russo.

Países da África, Oriente Médio e Austrália costumam exigir o documento. Mas, mesmo onde a PID não é obrigatória, é sempre bom tirar a sua. O documento agiliza a checagem de informações na fiscalização, por conta da facilidade do idioma. Além disso, em caso de acidentes de trânsito, a PID pode agilizar o atendimento.

Como tirar a sua?

O requerimento da PID é simples e pode ser feito pelo site do Detran na maioria dos estados (alguns pedem que a pessoa vá pessoalmente até uma autoescola autorizada). Qualquer motorista com CNH válida pode fazer o requerimento.

Você terá que pagar uma taxa de emissão e envio, já que o documento é enviado pelos Correios. A PID tem validade de três anos ou até o prazo de validade da sua CNH, o que acontecer primeiro. Depois, precisa ser renovada.

Projeto quer alterar idade no Brasil para 16 anos

Aqui, no Brasil, quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa ter, pelo menos, 18 anos, mas um projeto de lei que tramita no Senado Federal quer diminuir essa idade. É o Projeto de Lei n° 3973, de 2019, de autoria do Senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR).

A ideia é alterar o Código de Trânsito Brasileiro, autorizando a emissão de permissão para dirigir a pessoas que tenham 16 anos completos, a exemplo de vários outros países. Pela proposta, a carteira definitiva continuaria sendo emitida somente a partir dos 19 anos.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.