Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/97610
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Minha ideia de Reestruturação aos Órgãos de Segurança Pública. Solução a Unificação entre duas Polícias Estaduais? Sem sombra de dúvidas o Ciclo Completo solucionará.

Minha ideia de Reestruturação aos Órgãos de Segurança Pública. Solução a Unificação entre duas Polícias Estaduais? Sem sombra de dúvidas o Ciclo Completo solucionará.

Publicado em . Elaborado em .

Extrema necessidade de Reestruturar os Órgãos de Segurança Pública. Priorizando os servidores públicos, tendendo que a sociedade receba um serviço de qualidade.

1) Aumento de Guardas Civis Municipais ou ''Polícias'' do Município. Responsabilizadas pelo Patrulhamento, Policiamento Comunitário, Investigações de Crimes Comuns. Regidas pela Hierarquia e Disciplina.

 

- Podendo cada município estruturar a colocação hierárquica. Como por exemplo: GCM 3º, 2º, 1º Classe, Guarda de Classe Especial,  Superintendente, Inspetor ou Níveis de Inspetores e Comissários ou Comando.

 

- Acréscimo de Juízes Municipais, agilizando nos processos.

 

2) Desmilitarização das Polícias Militares. Transferindo o Efetivo da antiga Força Reserva do Exército para Guarda Civil Metropolitana do Estado. Continuada a Estética Militar de Nomenclaturas, Disciplina, Código de Honra, Continência.   Responsabilizada pela Manutenção da Órdem Pública.

 

- Extinto o modelo idêntico de Divisão de Carreiras das Forças Armadas;

 

- Toda a Lei válida à todos os Policiais;

 

- Continuado os Grupos Especiais de Cavalaria, CHOQUE, BOPE e etc...

 

- Implementando o ingresso unicamente como Guarda Civil de 2ª Classe Policial; Prosseguindo como Cabo, Sargentos, Tenentes, Capitão, Major e Comandantes.

 

- Responsável pelo Ciclo Completo de Atividade.

 

3) Extinguir os Cargos de Escrivães e Delegados das Polícias Investigativas ou Judiciárias. Estruturando numa única Carreira Policial dentro da Corporação.

- Ingresso unicamente como Agente ou Investigador de 8ª ou 5ª Classe após concluída a Formação na ACADEPOL. Devendo efetuar a Atividade de Patrulhamento ou Rondas Unificadas. Podendo de qualificar-se nos Nichos especializados de Inteligência e Investigações.

 

- Caráter Investigativo, Repressivo e Judiciário.

 

- Continuando a existir os Grupos Especiais de Elite.

 

- Resgatando a antiga Especialidade de Rádio Patrulha e Rondas Unificadas.

 

- Incorporando os ''Escribas'' ou Escrivães na Classe Distinta de Tira Policial.

 

-  Extinguindo o Cargo de Delegado. Podendo os antigos delegados de percorrerem o ciclo de carreira. Incorporados como Juízes ou Agentes Policiais.

 

- Carreira estruturada em Agentes ou Investigadores por Níveis de Classes, Inspetores, Superintendentes e Comissários de Chefia.

 

4) REESTRUTURAÇÂO A POLICIA FEDERAL NA CARREIRA:

 

- Continuado o Ingresso de Agentes Administrativos terceirizados por via de Concurso Público de 2º grau;

 

- Transferindo o Efetivo de Escrivães  ao Cargo de Agente Policial da PRF;

 

- Extinto o Cargo de Delegado. Podendo os Novatos alternarem para o Ciclo de Carreira Policial ou Operadores Jurídicos de Magistratura;

 

- Permanecendo o Caráter de Polícia Judiciária da União. Responsável pela Prevenção, Repressão e Inteligência Policial;

 

Efetuando o Poder de Polícia Marítima e Vigilância Aeroportuária;

 

5) Polícia Rodoviária Federal deve continuar prestando o excelente trabalho de Patrulhamento nas Rodovias Federais. Devendo de efetuarem o Ciclo Completo de crimes menos graves.

- Continuado o ingresso de Agentes Adminsitrativos;

- Continuidade do Ingresso unicamente como Agente Policial de PRF;

- Criadas as novas penitenciárias provisórias. Crimes graves para a Polícia Judiciária da União ou Polícias Investigativas Estaduais.

 

6) REATIVAÇÃO DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL.

Receberia a Reestruturação por novo decreto. Chefiada temporariamente por Coronéis ou Oficiais Superiores do Exército Brasileiro. Incorporando os Instrutores Capacitados e Técnicos na Academia Nacional da PFF. Militares do EB e Policiais Federais no Magistério do Corpo de Treinamento.

 

- Ingresso como Agente de 3ª Classe. Carreira estruturada em Agentes, Inspetores, Superintendentes e Comissários.

 

- Responsáveis pelo Patrulhamento, Vigilância, Fiscalização, Apreensão e Operações Especiais nas Ferrovias.

(Texto digitado por mim), baseado em pesquisas e leituras. Agradeço pela sua leitura!



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.