Decisão garante conclusão antecipada do Ensino Médio para matrícula no Ensino Superior

05/09/2023 às 11:33
Leia nesta página:

O Juízo da Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, concedeu tutela provisória urgência, para determinar ao Estado do Rio Grande do Sul a aplicar exame supletivo do ensino médio com a emissão imediata do certificado de conclusão, em caso de aprovação, para possibilitar a matrícula no Ensino Superior.

O adolescente se candidatou à uma das vagas do Vestibular extraordinário da Universidade Federal de Santa Maria para o curso de Direito noturno, obtendo classificação como suplente.

Com a desistência de um candidato, abriu-se a possibilidade do adolescente ingressar no curso superior da universidade pública, contudo, por força do edital do certame, a matrícula estava condicionada a apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio,

Foi ajuizada ação pelo procedimento comum com pedido de tutela provisória de urgência para que o adolescente não perdesse o direito à vaga.

O Juízo fundamentou a decisão com base nos artigos 208 e 227 da Constituição Federal e no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente:

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

[...]

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística,segundo a capacidade de cada um;

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência,crueldade e opressão.

O Estatuto da Criança e do Adolescente reforça em seu artigo 4º os direitos básicos garantidos a crianças e a adolescentes:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do

Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Na medida em que a Constituição Federal assegura o acesso aos níveis mais elevados de ensino, não há como ignorar as potencialidades do aluno que demonstra aptidão para o ingresso em curso superior nesse momento.

Com base nestes argumentos, o processo patrocinado pelo Dr. Juliano Vieira Da Costa, garantiu ao adolescente a conclusão antecipada do Ensino Médio e a matrícula no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria.

Sobre o autor
Juliano Vieira da Costa

Advogado atuante na área de Direito Administrativo Sanciondor e Direito Eleitoral, Especialista em Direito Eleitoral pela PUC-Minas. Instrutor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos