Capa da publicação INSS muda regra e permite concessão de auxílio-doença sem perícia
Capa: DepositPhotos

INSS muda regra e permite concessão de auxílio-doença sem perícia

11/10/2023 às 16:13
Leia nesta página:

Decisão do governo é para conter fila de perícia que tem cerca de 1,1 milhão de segurados à espera de atendimento.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que desejam solicitar o benefício do auxílio-doença [que passou a ser chamado de incapacidade temporária] - por ocasião de acidente de trabalho ou doença ocupacional - sem ter que passar pela perícia médica presencial podem fazer o requerimento de maneira remota, por meio de análise documental e ter o benefício concedido muito mais rápido do que o método tradicional.

A regra consta de portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro pelo instituto e Ministério da Previdência Social. O principal objetivo dessa mudança é reduzir a fila de perícia, que hoje tem cerca de 1,1 milhão de segurados à espera de atendimento.

Além disso, a regra faz parte de um pacote de medidas que o governo vem aplicando, como pagamento de bônus de produtividade a peritos e servidores, ligação do INSS direto para o segurado, e o sistema Atestmed, de análise online do benefício por incapacidade, que busca diminuir o deslocamento dos beneficiários até as agências e têm analisado os requerimentos em 5 dias. O formato de atendimento presencial nas agências do INSS também continua em vigor.

Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental.


Rapidez no atendimento

Segundo a advogada previdenciária Amanda Marcos, essas mudanças anunciadas pelo governo federal são bem-vindas e podem dar mais agilidade no atendimento à população em todo Brasil.

“Essas alterações são muito positivas. Como a fila de espera por atendimento é enorme e tem mais de 1,1 milhão de pessoas aguardando, toda decisão para minimizar essa demora vai trazer grandes benefícios à população”, ressalta a jurista do escritório Borssuk & Marcos Advocacia.


Documentação

Para fazer o requerimento, é preciso enviar documentos médicos ou odontológicos que indiquem a necessidade de afastamento das atividades habituais. O processo é feito pelo site www.meu.inss.gov.br ou app “Meu INSS”.

Os benefícios por incapacidade temporária concedidos pelo sistema Atestmed, mesmo que de forma não consecutiva, não poderão ter duração superior a 180 dias e nem poderão ser renovados. Quem tem o direito deverá entrar com novo pedido.

A documentação médica deve ter sido emitida há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER), ser legível e sem rasuras, contendo obrigatoriamente:

  • Nome completo do requerente;

  • Data de início do repouso e prazo estimado necessário, mesmo que por tempo indeterminado;

  • Assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina - CRM, Conselho Regional de Odontologia - CRO ou Registro do Ministério da Saúde - RMS), que poderão ser eletrônicos ou digitais, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente; e

  • Informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças - CID.

“Caso as pessoas tenham dúvidas ou mesmo dificuldades em compreender essas mudanças estipuladas pelo governo federal, a melhor alternativa é buscar ajuda de um profissional que entenda das questões previdenciárias e cuidar para não cair em golpes”, ressalta Amanda Marcos.


Como fazer o pedido de Auxílio-doença a distância

Na parte inferior do site do Ministério da Previdência Social tem um vídeo explicativo do passo a passo a ser feito para solicitar o pedido do auxílio-doença de maneira remota.

Veja o resumo:

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS

  2. Informe o CPF e a senha do Portal Gov.br

  3. Clique em "Pedir benefício por incapacidade"

  4. Agora vá em "Benefício por incapacidade (Auxílio-doença)" e, depois, em "Ciente"

  5. Leia as informações sobre o Atestmed e clique em "Avançar"

  6. Depois, preencha o formulário com seus dados pessoais como CPF, número de celular, endereço e e-mail

  7. Escolha "Sim" para acompanhar o número do processo por aplicativo, e-mail ou Central Telefônica 135

  8. Indique se é autônomo ou empregado de empresa privada (neste caso, é preciso informar a data do último dia de trabalho e o CNPJ da empresa)

  9. Role a página para baixo e clique no sinal de “Mais (+)”

  10. Inclua seus documentos, como exames, o atestado e os laudos médicos, além dos documentos pessoais

  11. A cada inclusão, clique em "Anexar", depois, em "Avançar"

  12. Em seguida, indique o CEP da residência para que se possa ser escolhida a agência do INSS mais próxima de sua casa

  13. Confira as informações, clique em "Declaro que li e concordo com as informações acima" e vá novamente em "Avançar"

  14. O pedido será feito; anote o número do protocolo e faça o acompanhamento pela internet ou por telefone

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos