Construtora é condenada a pagar taxas de condomínio atrasadas

29/08/2015 às 19:24
Leia nesta página:

Análise sobre o julgamento da Apelação Cível de nº 119200-22.2012.8.09.0206, confirmou a sentença proferida no processo de protocolo 201291192000 no sentido de condenar a Construtora a pagar as taxas de condomínio atrasadas de uma unidade do edifício.

No dia 12 de fevereiro de 2015, o Desembargador Francisco Vildon J. Valente, julgando a Apelação Cível de nº 119200-22.2012.8.09.0206, confirmou a sentença proferida no processo de protocolo 201291192000 no sentido de condenar a Construtora a pagar as taxas de condomínio atrasadas de uma unidade do edifício.

A Ação tratava-se de uma cobrança de taxas de condomínios do período que abrangia 2006 a 2011, onde a Construtora era a parte cobrada.

Em sua defesa, a Ré alegou que havia vendido o imóvel para um terceiro, logo era desse a obrigação de pagar os valores objeto da Ação.

Apesar disto, o juízo de origem julgou o mérito condenando-a a pagar o débito descrito. Razão pela qual foi interposta a Apelação, solicitando que o tribunal reformasse a sentença.

Analisando a questão, o desembargador comentou que as despesas de condomínio se tratam de obrigações de pagar, derivadas da propriedade, direito real por excelência. Nascem de um direito real do devedor sobre determinada coisa, a que aderem, acompanhando-o, em suas mutações subjetivas. São as chamadas obrigações propter rem, em terminologia mais precisa, mas, também, são conhecidas como obrigações reais, ou mistas.

Menciona ainda que, sob tal prisma, o Superior Tribunal de Justiça tem afirmado que a ação de cobrança de quotas condominiais pode ser proposta, tanto contra o proprietário do imóvel, como em face do promissário comprador, ou afins, já que o interesse primordial é o da coletividade de receber recursos para o pagamento de despesas indispensáveis e inadiáveis, podendo o credor escolher entre aqueles que tenham uma relação jurídica vinculada ao imóvel.

Ademais, no caso em questão, a Ré não juntou comprovante de que recebera pela compra e venda firmada, com terceiro. Também, não há provas, nos autos, de que o Condomínio Autor tinha ciência desta negociação.

Com efeito, - concluiu o ilustre julgador - ainda que tenha ocorrido transmissão de direitos sobre o imóvel a terceiro adquirente, a 1ª Apelante continua a responder pelas obrigações provenientes do bem alienado, porquanto não houve a anotação regular junto a matrícula do imóvel em cartório extrajudicial competente, pois a natureza da obrigação pelo pagamento de taxas condominiais, como dito, anteriormente, é real e não pessoal, não podendo o responsável furtar-se ao seu cumprimento.

Logo, a Construtora foi condenada a pagar pelos valores das taxas de condomínio atrasadas.

Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/

Sobre o autor
Thales de Menezes

Advogado especialista em Direito Imobiliário, atuante na cidade de Goiânia (GO)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos