TJGO condena construtora a restituir aluguel, taxa de evolução de obra e a indenizar cliente por danos morais

14/09/2015 às 19:04
Leia nesta página:

Análise do acordão que julgou a Apelação Cível de número 177415-57.2013.8.09.0011.

No dia 02 de março de 2015, ao julgar a Apelação Cível de número 177415-57.2013.8.09.0011, o desembargador José Carlos de Oliveira reformou a sentença do processo de protocolo 201391774159, condenando a Construtora ao pagamento de alugueis, danos morais e devolução da taxa de evolução de obra à Autora da Ação.

Tratava-se de uma Ação de reparação de danos materiais e morais onde a Autora visava ser ressarcida pelos alugueis que teve que pagar no período em que a obra do imóvel que comprou atrasou. Além disto, foi requerido também uma indenização por danos morais pelo desgaste emocional sofrido neste período de tempo.

A juíza de origem julgou a Ação parcialmente procedente, deferindo o pedido de pagamento dos alugueis do período de junho de 2010 a outubro de 2011, porém, não negou os demais pleitos.

Reclamando a questão ao Tribunal, o desembargador José Carlos de Oliveira reformou a sentença.

O julgador mencionou que a ressalva constante no Quadro de Resumo do empreendimento que possibilitava a entrega das chaves em até quinze (15) meses após a assinatura do contrato de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, constitui condição potestativa e evidentemente nula, pois possibilita às rés protelarem indefinidamente a entrega do imóvel.

Informa que referida estipulação está em total desacordo com o sistema de proteção ao consumidor, que exige informações claras e precisas, veda a prática de métodos comerciais desleais, ofertas e propagandas enganosas, bem como a imposição de obrigação iníquas e desvantajosas para aquele (artigos 6º, incisos III, IV e V, 31, 37, e 39, incisos V e XII, do Código Protecionista).

Dessa forma, concluiu que o atraso na entrega do imóvel se deu por culpa exclusiva da parte ré e, de consequência, deve esta reparar os danos experimentados pela contratante.

O desembargador assevera que o atual ordenamento jurídico brasileiro assegura a referida reparação sempre como resultado de uma ofensa à honra do postulante.

Assim, entendeu que o dano acarretado ultrapassa o mero aborrecimento ou dissabor, capaz de alterar o aspecto psicológico emocional da vítima, ainda que lhes cause inoportunas sensações negativas, gerando, assim, o dever de indenizar.

Mencionou o julgador que o valor a ser fixado a título de indenização por danos morais, devem-se sopesar as consequências do fato, o tempo de duração, o grau da culpa e a condição das partes envolvidas, de modo que o valor não seja tão irrisório que não repercuta patrimonialmente na esfera do ofensor e nem tão expressivo que acarrete enriquecimento ilícito ao titular do direito violado.

Dessa maneira, considerando-se o caso concreto, entendeu justa a indenização da compradora, em razão dos danos morais sofridos, no montante de R$ 6.700,00 (seis mil e setecentos reais), corrigido monetariamente pelo INPC, a partir do seu arbitramento, e acrescido de juros de 1% (um por cento) ao mês, desde a citação.

Quanto a questão da taxa de evolução de obra, dispôs o juiz de 2º grau que esta é devida desde a aprovação do financiamento até o término da obra. Portanto, se a obra atrasar, é devido o pagamento da referida taxa ao banco que financiou o imóvel, no caso, a Caixa Econômica Federal, até a sua conclusão. Ocorrendo a mora das requeridas em relação à entrega do imóvel, a parte autora não pode ser penalizada com o pagamento de tal encargo.

Com tais considerações, decidiu ele que devem as rés restituírem à autora todos os valores efetivamente pagos por ela à Caixa Econômica Federal, a título de taxa de evolução de obra, devendo os valores serem apurados em sede de liquidação de sentença.

Fonte: http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/

Sobre o autor
Thales de Menezes

Advogado especialista em Direito Imobiliário, atuante na cidade de Goiânia (GO)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos