Fazenda Pública Municipal

28/09/2015 às 12:06
Leia nesta página:

Fazenda Pública Municipal - Foro Competente - Lugar da sede da pessoa jurídica.

O foro competente para processar e julgar ações ajuizadas em face de pessoa jurídica é o lugar onde está a sede, nos termos do art. 100, IV,“a, do CPC. Foi o que concluiu 7 câmara de direito público do Tribunal de Justiça de São Paulo ao julgar o recurso de Agravo de Instrumento interposto n. 2025685-3.2015.8.26.0000 interposto pelo Procurador do Município de Taboão da Serra Dr. Richard Bassan em face da decisão da magistrada de Presidente Epitácio que rejeitou a exceção e incompetência oposta pela Municipalidade de Taboão da Serra.

Entenda o caso:

O autor ajuizou ação de anulatória de multa de trânsito cumulada com pedido de danos materiais e morais no Município de Presidente Epitácio/SP, local onde reside, objetivando a anulação de multas de trânsito aplicadas pelo Município de Taboão da Serra/SP, onde supostamente teriam sido praticadas as infrações.

O Município de Taboão da Serra apresentou contestação e também opôs exceção de incompetência, requerendo que os autos fossem remetidos para Taboão da Serra, local da sede da pessoa jurídica e onde supostamente teriam ocorridos os fatos, pedido que foi rejeitado pela magistrada de Presidente Epitácio, que entendeu que a norma ser aplicada em demanda de reparação de danos é a do artigo 100, V, “a”, do CPC, devendo os autos tramitar naquela comarca.

Em face desta decisão, o Município de Taboão da Serra interpôs o recurso de Agravo de Instrumento e a 7 câmara de direito público que recebeu o recurso,  concedeu o efeito suspensivo e no julgamento do mérito reformou a decisão para acolher a exceção de incompetência e determinar a remessa dos autos para o foro de Taboão da Serra/SP.

Para o Procurador do Município de Taboão da Serra/SP, Richard Bassan, que interpôs o recurso de agravo de instrumento “o foro competente para processar e julgar ações ajuizadas em face da pessoa jurídica é o lugar onde está a sua sede, nos termos do artigo 100, IV, “a”, do CPC, ainda que o autor alegue ter sofrido dano moral em razão das autuações”. Nesse sentido, ele citou precedentes do STJ, no qual o colegiado entendeu que não se tratando de propriamente de ação de indenização por dano extracontratual, tampouco havendo cláusula de eleição de foro ou pedido de cumprimento de obrigação, a competência é o foro onde está sediada a pessoa jurídica, nos termos do artigo 100, IV, alínea “a”, do CPC.

Veja a ementa do acórdão:

EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA. Ação ajuizada em Presidente Epitácio objetivando anulação de multa de trânsito supostamente praticada em Taboão da Serra. Ainda que o autor tenha sofrido dano moral em razão das autuações ditas indevidas, tal se deve a atos praticados em Taboão da Serra. É este, pois, o local do fato, nos termos do art.100,IV,“a” do CPC.Exceção rejeitada. Agravo provido, determinada a remessa dos autos ao foro de Taboão da Serra.

Veja na íntegra o Agravo de Instrumento nº 2025685-53.2015.8.26.0000,  julgado pela 7ª câmara de direito público, do TJSP.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos