O filme Justiça! Uma história nasceu de uma conversa entre o Diretor Vicentini Gomez com o Desembargador Roque Mesquita quando de sua eleição para Presidente da Apagamis, em 2011. Ali, naquela conversa, descobriu-se a inexistência de material audiovisual com conteúdo sobre a história do poder Judiciário.
O projeto do filme foi elaborado e aprovado pela empresa Palha & Cia – Casa de Criação na ANCINE (Agência Nacional de Cinema), de imediat, e conseguiu-se o apoio institucional do Tribunal de Justiça de São Paulo e da APAMAGIS.
"- Conseguimos alguns patrocínios, investimos recursos próprios e heroicamente estamos colocando o filme em fase de produção", afirma o diretor Vicentini Gomez, que contou com uma equipe coordenada pelo historiador Jonas Soares de Souza para visitar mais de 80 mil páginas entre livros, teses, dissertações e artigos, reunindo conteúdo para que Vicentini escrevesse o roteiro.
As filmagens dos depoimentos tiveram início em fevereiro de 2015 no salão do Juri do Palácio da Justiça em São Paulo, quando foram registradas as opiniãões de respeitados juristas, renomados historiadores e importantes especialistas em cada assunto do Brasil e até de Portugal.
De posse de mais de 30 horas de depoimentos, o diretor começou a edição. Para a pós produção reuniu-se um significativo material , que está possibilitando a reconstituição e reconstrução das histórias de vilas e edifícios que abrigaram órgãos da Judiciário em períodos remotos e símbolos da Justiça que já não existem. Uma narrativa baseada em relatos, mapas e documentos de épocas, assim como o extenso levantamento iconográfico e de imagens em instituições públicas e privadas, do Brasil e exterior.
Agora, o diretor aguarda patrocínio que possibilitará as filmagens de cenas com renomados atores de processos, fatos e acontecimentos de importantes eventos da Justiça - desde a chegada de Cabral até a atualidade.
Além das salas de cinema, o filme será distribuído em mídia DVD para as mais de mil e duzentas faculdades de Direito do Brasil, algumas de Portugal e países de língua portuguesa, incluindo as principais bibliotecas públicas e privadas, tribunais, fóruns, cartórios e associações da magistratura e de advogacia, entre outras relacionadas ao tema jurídico.
O longa-metragem, que tem como público alvo os operadores de Direito mas que também é dirigido ao público em geral, propõe uma abordagem da história da Justiça brasileira e, simultâneamente, tornar mais conhecido o complexo trabalho de seus operadores.
Além da História do Judiciário, outra proposta do filme é trazer informações básicas sobre a Justiça, analisando a sua importância na sociedade. “A intenção é produzir uma verdadeira aula sobre o Judiciário e torná-la acessível ao grande público”, afirma o Historiador e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Roque Antonio Mesquita de Oliveira, mentor do projeto.
De acordo com o Dr. Roque Mesquita, o filme levará à população mais jovem informações sobre o Judiciário e sobre o seu papel na sociedade - “De todos os poderes o Judiciário é o mais tímido na esfera da comunicação”, afirma. Mesmo no âmbito da formação acadêmica, o longa possibilitará o acesso às informações pouco disponíveis e será um instrumento com capacidade de despertar um interesse especial pelo estudo da história do Judiciário - tema atualmente abordado superficialmente na graduação em virtude da escassez de material didático.
O Poder Judiciário Brasileiro é um dos maiores – senão o maior – do mundo em volume de processos e na quantidade de jurisdicionados e tem crescido mais a cada ano, com quase 90 milhões de processos em tramitação. O filme certamente contribuirá para a compreensão e valorização de sua importância e papel na sociedade brasileira.
blog oficial: http://justicaumahistoria.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/JusticaUmaHistoria?ref=hl
PRODUTOS HISTÓRICOS E DE QUALIDADE
Vicentini Gomez coordena na empresa Palha & Cia – Casa de Criação o núcleo criativo
“Paieiros inventores de histórias” que tem como objetivo principal criar, inventar e reinventar produtos audiovisuais baseados em conteúdos históricos, tanto de caráter documental, ficcional ou animação.
São mais de 30 anos gerando conteúdo de qualidade, alinhando-se a profissionais altamente qualificados e de reconhecida notoriedade em suas áreas de competência.
Produziu 42 produtos entre filmes e séries de TV, como “ConsCiência na Cultura, Plaquita, O Baú da História, Juqueriquerê e Porto das Monções” . Séries e filmes que foram veiculados nas TVs: Cultura, TV E, TV Escola, TV RA-Tin-Bun e premiados em diversos festivais no Brasil e Exterior.
UMA CARA CONHECIDA
Vicentini Gomez, o diretor, é uma cara conhecida do grande público. Atuou em mais de 20 telenovelas, e interpretou alguns personagens marcantes, como o Serjão, aquele sequestrador atrapalhado em Avenida Brasil, maior sucesso da TV Globo na última década.
Outro êxito recente foi o "Delegado Cavalcante", um dos protagonistas de Jóia Rara" (que ganhou o prêmio Emmy de melhor telenovela mundial em 2014). Agora, em 2015, está no ar com um grande sucesso do SBT, uma novela infanto-juvenil que está batendo recordes de audiência do Canal e onde representa o Italiano Giuseppe Cavichioli: o sapateiro do vilarejo, apaixonado e galanteador, que está provocando risos largos no público fiel da novela.
Vicentini Gomez está completando 40 anos de uma bem sucedida carreira pavimentada entre o cinema, o teatro e a televisão. E arrebatou inúmeros prêmios como melhor ator, diretor e autor, no Brasil e até mesmo internacionalmente.
DEPOENTES
Já contribuíram com depoimentos para o filme mais de trinta juristas, historiadores e especialistas, entre os quais: Roque Mesquita, Ives Gandra Martins, José Renato Nalini, Alberto Vieira, Ana Luiza Martins, Bruno Feitler, Flávia Piovesan, Jayme Martins de Oliveira Neto, José Roberto Batochio, Leonardo Dantas, Marco Antonio Villa, Oswaldo Mendes, Paulo Oliver, Sérgio Jacomino e Zélia Maria Antunes Alves.
RENOMADOS ATORES
Marcos Caruso, Ana Lucia Torre, Rosi Campos, Nana Gouveia, Carlo Briani, dentre outros, também deram suas contribuições e emprestaram seus talentos a esta obra de caráter inédito e histórico capitaneada por Vicentini Gomez.