Desafios e soluções de TI para o Judiciário são pauta de evento em Florianópolis

26/11/2015 às 08:10
Leia nesta página:

Fórum de Tecnologia da Informação levanta a discussão de como a tecnologia pode impulsionar a Justiça brasileira.

Um dos desafios da Justiça brasileira está no armazenamento seguro de documentos, potencializado pela lei do processo eletrônico (Lei 11.419/06), que exige que os documentos que compõem o processo digital sejam armazenados em meio que garanta sua preservação e integridade. Como lidar com grandes volumes de dados e garantir a segurança destas informações será um dos temas abordados pela Softplan, empresa líder no segmento de tecnologia para tribunais e referência nacional de informatização, durante o 3º Fórum Nacional de TIC no Judiciário, que será realizado no hotel Majestic, em Florianópolis, nos dias 26 e 27 de novembro.

A implantação do Processo Digital nos Tribunais de Justiça elimina a necessidade do grande volume de papeis, reduz os deslocamentos e garante mais segurança às tramitações, pois evita que documentos possam ser perdidos no trajeto. No entanto, é fundamental avaliar a segurança dos dados armazenados e da assinatura digital em cloud, de acordo com Marcos Florão, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Softplan. “O volume de dados não estruturados (documentos, áudio, vídeo, e-mails etc) segue aumentando em ritmo cada vez mais acelerado no mundo. Estima-se que até 2022, 93% de todos os dados do universo digital serão dados “não estruturados”. Vamos apresentar no evento soluções que atendem aos requisitos de conformidade legal impostos pela lei 11.419, e também aos itens de alta escalabilidade desejados”, destaca Florão.

O advogado Cristiano Imhof, renomado autor de livros jurídicos, representará a Softplan no painel Novo CPC – Desafios e Soluções, que será realizado no dia 26, às 14 horas. Em outro painel – Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) e Escritório Digital, Anderson Soffa, gerente de Tecnologia da Unidade de Justiça da Softplan apresentará o histórico de integrações entre sistemas dos vários participantes do Judiciário, o status atual e as contribuições da Softplan para o futuro do MNI.

O Fórum tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e fomentar discussões sobre como a tecnologia pode ser útil para o Judiciário atingir as metas do biênio e impulsionar os programas de virtualização. O público principal é composto por Tribunais de Justiça, envolvendo todas as comarcas e diretores técnicos, desembargadores de Santa Catarina e órgãos relacionados ao Judiciário Catarinense.


Sobre a Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 25 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; judiciário, Ministério Público e Procuradorias. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.

Saiba mais: www.softplan.com.br

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos