Acaba de ser lançado pela editora Juruá o livro “Sociologia do Direito – Teoria e Práxis”. A obra traz artigos de diversos juristas e tem a coordenação de Alberto Febbrajo, Fernando Rister de Sousa Lima e Márcio Pugliese.

Um dos colaboradores do livro é o advogado Michel Schifino Salomão, do escritório Oliveira Ramos e Advogados Associados, que escreveu o artigo “A Execução da Sentença nas Demandas Coletivas que Envolvem Políticas Públicas: A Atuação do Juiz e as Dificuldades Inerentes à Efetivação da Tutela”.

Nesse artigo, Salomão aborda a dificuldade de se executar sentenças judiciais proferidas em demandas coletivas, quando estas envolvem a adoção de políticas públicas. O texto analisa um caso concreto, que ainda está em curso no Judiciário do Estado de São Paulo, no qual se discute a imposição pelo Poder Judiciário de políticas públicas voltadas para portadores de autismo, as quais deveriam ser implantadas pelo Poder Executivo. “Assim, busca-se questionar a atuação dos juízes, as estruturas e os mecanismos adjudicatórios atualmente existentes no processo civil brasileiro, para se avaliar se seriam ou não suficientes e eficientes para a correta e adequada execução das tutelas coletivas que envolvem políticas públicas”, explica o autor.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso