Ausência da participação popular.

As manifestações são a única saída para poder solucionar os casos de corrupção no país?

14/03/2016 às 15:41
Leia nesta página:

Postagem direcionada para os reais problemas onde os brasileiros estão sendo omissos, descrevendo as soluções que poderiam serem executadas, iniciando no âmbito Municipal até o Federal.

Lembro-me que em 2013 foi intensa, porém foi para reivindicar os aumentos nas tarifas do transporte público, mesmo assim estavam pedindo o fim da corrupção, outros intervenção militar, outros o famoso Fora PT. Vamos raciocinar da seguinte forma, existe participação popular nas decisões das diferenças Casas Legislativas, Congresso Nacional (onde você acompanha os representantes do seu Estado, atuações dos Deputados Federais), Assembleia Legislativa (onde atuam os Deputados Estaduais) e Câmara dos Vereadores de cada Município? Pelo que eu saiba a maioria das sessões são livres e qualquer cidadão pode assistir ou mesmo acompanhar pela TV. Quantos cidadãos ingressaram com Ação Popular identificando uma irregularidade em seu Município? As manifestações vão se perpetuar por muito tempo, muitos brasileiros identificam o problema após a exposição do mesmo. É hora de vestir a camisa do Brasil durante uma sessão na Câmara Municipal do seu Município, acompanhar o representante do qual você concedeu seu voto. Ver as propostas que seu Deputado Estadual e Federal estão elaborando para o Estado onde você reside. Acompanhar os trabalhos do Senador do seu respectivo Estado. Do que adianta manifestar se o próprio cidadão é negligente e omisso em relação a sua participação como fiscal de seus representantes? Entendo plenamente, muitos possuem seus compromissos e responsabilidade diariamente, todavia, existe TV, rádio, jornal para acompanhar as respectivas atividades.

Se manifestar depois que a crise está instalada, é como você descobrir um câncer, procura um médico para postergar atuação do mesmo em seu sistema imunológico. Então para que existe os Promotores de Justiça? Cada membro do Ministério Público já inicia seu cargo possuindo milhares de processos para serem analisados e, diariamente chega mais. E o papel do Juiz de Direito? Atuação do Juiz é julgar os processos, o mesmo tem que ser acionado para julgar conflitos entre em partes, diferente do Promotor de Justiça que atua como fiscal da lei, identificando as irregularidades do Município e acionando as autoridades competentes para executar suas atividades com objetivo de alcançar a Justiça.

Portanto, a ausência da participação popular e as manifestações após investigações que identificam as irregularidades, o Brasil não crescerá politicamente. Não vejo a importância em se manifestar quando o cidadão poderia evitar a maioria das casos de corrupção através da participação popular. Podem requerer o Fora PT, Fora PSDB, Fora o que for. A corrupção não é solucionada quando o brasileiro permite que seja iniciada.

A maioria dos brasileiros carece de conscientização política. Não estou de “mimimi” como muitos irão interpretar, não estou defendendo lado A e B. Estou descrevendo os erros que muitos cometem e tentam solucionar mediante manifestação que não possuem uma pauta com soluções propositivas. São apenas Fora, queremos Lula preso, etc. E para quem vier? O que deve fazer? Por onde começar? Cadê as propostas?

Já teve manifestação em 2013, 2016, qual será a próxima? São duas manifestações, uma anti-Governo e outra Pro-Governo. Quando existe uma manifestação anti-Governo, posteriormente terá outra apoiando o Governo.

Até quando vamos ficar nessa disputa quando o problema não é por aí?

Sobre o autor
Athila Bezerra da Silva

Advogado, 26 anos de idade, graduado na Faculdade Luciano Feijão - FLF, na cidade de Sobral/CE, no ano de 2016. Pós graduando em Direito Penal e Processo Penal, pelo Centro Universitário Christus - Unichristus, na cidade de Fortaleza/CE. Possui experiência nas áreas Cível, Tributária, Administrativa, Ambiental, Penal, Constitucional, Trabalhista e Empresarial englobando a elaboração de peças, acompanhamento processual, bem como as devidas intervenções administrativas e judiciais. Planejamento estratégico de médio e longo prazo, com constante monitoramento para redução de custos e otimização das rotinas de trabalho. Experiência com audiências sendo preposto. Autor de artigos publicados no site JusBrasil e Jus Navigandi nas áreas de Direito Penal e Direito do Consumidor. Participou de Congressos e Seminários apresentando os artigos elaborados. Trabalhou em escritório de advocacia Linhares & Ponte Advocacia, em Sobral/CE pelo período de 2 anos entre 2014, 2016 como estagiário. Prestou serviços na Prefeitura Municipal de Ararendá como Auxiliar Jurídico nos períodos de 2013, 2014 e 2016.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos