Gol não pode cancelar voos sem justificativa técnica, decide STJ

09/09/2016 às 10:15
Leia nesta página:

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, que a Gol Linhas Aéreas deixe de cancelar voos sem justifica técnica e que comunique oficialmente os passageiros sobre a medida.

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, que a Gol Linhas Aéreas deixe de cancelar voos sem justifica técnica e que comunique oficialmente os passageiros sobre a medida. A decisão foi unânime e, na prática, mantém acordão da Justiça do Acre.

Apesar de o recurso (REsp 1469087/AC) analisado envolver a Gol e uma situação específica ocorrida no município de Cruzeiro do Sul, a  decisão da turma do STJ servirá de precedente para todas as companhias aéreas em todo o Brasil, enfatizaram os ministros do STJ.

Com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), os ministros consideraram que o cancelamento de voos sem justificativa é prática abusiva, e ressaltaram que os cancelamentos só podem ocorrer por razão técnica ou de segurança.

A discussão judicial começou a partir de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Acre contra a Gol após uma série de cancelamentos de voos sem justificativa para a cidade de Cruzeiro do Sul. Em determinados períodos do ano, o acesso à cidade do interior do Acre só é possível por via aérea.

Para o relator do caso no STJ, ministro Humberto Martins, não procedem as alegações da empresa de que o Judiciário proferiu sentença que interfere na atividade econômica da companhia aérea. O ministro destacou que o serviço é uma concessão pública, pactuada após oferta de rotas da empresa perante o Poder Público.

Segundo informações da assessoria do tribunal, o magistrado explicou que, ao ao assumir os trajetos, a empresa assume também a responsabilidade de prestar o serviço ofertado, tanto em rotas lucrativas como naquelas com poucos passageiros, como é a questão analisada.

“O caso analisa uma relação de consumo entre duas partes, empresa e consumidor, portanto não cabe a participação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), já que analisamos a frustração do consumidor de algo que ele comprou e não foi entregue”, explicou o ministro.

A defesa da Gol alegou que apenas a Anac poderia fazer algum tipo de regulação sobre o assunto, por isso deveria ter participado da ação (litisconsórcio). Argumentou também que o Judiciário não poderia ter imposto a obrigação de não fazer à empresa e que a ação do Ministério Público apenas contra a Gol traria reflexos concorrenciais.

Ainda de acordo com informações da assessoria, ao acompanhar o voto do relator, o ministro Herman Benjamin destacou o ineditismo da demanda no STJ.

“É a primeira oportunidade que temos de decidir sobre um caso concreto e é algo que não é importante apenas para o Acre ou Cruzeiro do Sul, é importante para todo o Brasil”, resumiu o ministro.

Fonte: Jota.uol.com.br

Sobre a autora
Ana Karina Carvalho

Advogada Sócia-fundadora do Escritório Carvalho e Silva Advogados Associados.<br>Bacharelado em Direito, Salvador, BA, Brasil;<br>Formação jurídica: UNIJORGE, Salvador.<br>Pós-Graduada em Direito Processual Civil – Curso JusPodium.<br>Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho – Faculdade de Direito Damásio de Jesus;<br>Especialista em Direito do Trabalho na Construção Civil;<br>Autora do Artigo Científico “A Responsabilidade Civil, Trabalhista e Previdenciária decorrente de Acidente do Trabalho”;<br>Autora do Artigo Científico “Segurança na Construção Civil”;<br>Membro: OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos