Jacoby Fernandes lança nova edição de coletânea sobre o RDC

Leia nesta página:

A obra pode ser encontrada para compra no site da Editora Fórum, e tem o formato de bolso

Muito conhecido por suas obras acadêmicas, o advogado e professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes está com mais uma novidade para os estudantes e operadores de licitações e contratos: o lançamento da 3ª edição da coletânea de normas sobre o RDC – Regime Diferenciado de Contratações Públicas. Trata-se de um conglomerado de normas pertinentes, atualizado até a Lei nº 13.243/2016. A obra pode ser encontrada para compra no site da Editora Fórum, e tem o formato de bolso.

A publicação conta com 200 páginas e traz a íntegra da Lei nº 12.462/2011, além de outras normas importantes como o Decreto nº 7.581/2011, que regulamenta o RDC; a Lei nº 12.348/2010, que dispõe sobre o limite de endividamento do município em operações de crédito destinadas ao financiamento de infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016; e a Lei nº 12.873/2013, que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento a utilizar o RDC para contratação de todas as ações relacionadas à reforma, modernização, ampliação ou construção de unidades armazenadoras próprias e finalidades específicas.

Estão dispostas também a Portaria nº 571/2010, que disciplina a ampla transparência das ações do Governo Federal sobre os Jogos da Copa do Mundo que foram realizados no Brasil em 2014; a Resolução nº 1/2011, que aprova o Plano de Promoção do Brasil pela realização da Copa do Mundo de 2014, autoriza o Ministério do Esporte a selecionar os projetos que integrarão a Programação Oficial do Governo Federal para a Promoção do Brasil e constitui Comissão Especial para análise e seleção desses projetos; por fim, a Instrução Normativa nº 5/2013, que estabelece o procedimento para operacionalização do RDC, na forma eletrônica.

Por enquanto, o livro pode ser adquiro no site da Editora Fòrum. Em breve, faremos uma promoção para os leitores do portal Jacoby.pro. Siga o perfil do professor Jacoby nas redes sociais e saiba em primeira mão:

Twitter: https://twitter.com/profjacoby

Facebook: https://www.facebook.com/profjacobyfernandes/

O que é o RDC?

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC é uma modalidade de licitação criada inicialmente para fixar mecanismos mais céleres para contratações que tenham relação direta com os eventos Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Posteriormente, ampliou-se seu alcance às ações relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, à Segurança Pública, às obras e serviços de engenharia pertinentes à saúde pública, sistema prisional, medidas socioeducativas, mobilidade urbana, ampliação de infraestrutura logística, contratos de locação de bens móveis e imóveis, sistemas públicos de ensino e de pesquisa, ciência e tecnologia e, também reforma, modernização, ampliação ou construção de unidades armazenadoras próprias destinadas às atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários em ambiente natural.

Atualmente, o DNIT é o principal órgão do governo federal que utiliza o RDC nas obras de conservação, ampliação e asfaltamento de rodovias em todo o país. O órgão afirma ter reduzido prazo médio das licitações de 210 dias para menos de 60, o que acaba impactando positivamente na redução dos custos dos certames.

Quem é Jacoby Fernandes?

Jorge Ulisses Jacoby Fernandes é mestre em Direito Público, professor de Direito Administrativo, advogado, escritor, conferencista e consultor cadastrado no Banco Mundial. É presidente da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados.

Teve destacada trajetória no serviço público, onde exerceu os cargos de: advogado e administrador postal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; juiz do Trabalho no TRT/10ª Região; procurador e procurador-geral do Ministério Público e conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF. É membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, como acadêmico efetivo imortal em ciências jurídicas, ocupando a cadeira nº 7 que pertenceu a Hely Lopes Meirelles.

Sobre o autor
Jorge Ulisses Jacoby Fernandes

É professor de Direito Administrativo, mestre em Direito Público e advogado. Consultor cadastrado no Banco Mundial. Foi advogado e administrador postal na ECT; Juiz do Trabalho no TRT 10ª Região, Procurador, Procurador-Geral do Ministério Público e Conselheiro no TCDF.Autor de 13 livros e 6 coletâneas de leis. Tem mais de 8.000 horas de cursos ministrados nas áreas de controle. É membro vitalício da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, como acadêmico efetivo imortal em ciências jurídicas, ocupando a cadeira nº 7, cujo patrono é Hely Lopes Meirelles.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos