Declaração de residência

Como utilizar este documento?

Leia nesta página:

www.domiciliado.com.br sistema integrado - Comprovante de Residencia Padrão Brasileiro.

declaração de residência é o documento por meio do qual uma pessoa pode comprovar sua residência sem a necessidade de apresentar faturas (tais como contas de água, de luz, contrato de aluguel, etc.) declara morar em determinado local.

Neste documento, deve estar indicado o endereço de domicílio do declarante, dentre outros dados pessoais relevantes.

É essencial que o endereço de residência informado seja verdadeiro - ou seja, que seja, de fato, o local de moradia da pessoa -, já que, caso contrário, poderão ser aplicadas as penas cíveis, penais e administrativas cabíveis à falsidade das informações.


Como utilizar este documento?

Após integralmente preenchido, o documento deverá ser impresso e assinado pelo declarante. Ele deverá, em seguida, ser apresentado junto ao órgão ou à instituição que requereu do declarante o seu comprovante de residência.

Em alguns casos, é possível que estes órgãos requeiram alguns documentos complementares, como a cópia da Carteira de Identidade (RG). É recomendável que a pessoa se informe junto a esta instituição, para saber quais outros documentos devem acompanhar a declaração.


O Direito aplicável

A declaração destinada a fazer prova de residência é prevista pela Lei federal n. 7.115, de 29 de agosto de 1983.

SITE www.domiciliado.com.br

Sobre o autor
Sistema de Proteção de Dados DOMICILIADO

Implantando o novo documento Brasileiro, junto ao Sistema de proteção de Dados Domiciliado. uma ferramenta para adequação a LGPD

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos