II CONGRESSO CBMA DE PROCESSO CIVIL

Ministro Luiz Fux participa do evento que vai celebrar os dois anos de vigência do CPC/2015

11/05/2018 às 09:08
Leia nesta página:

Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), principal câmara de arbitragem do Rio de Janeiro e uma das cinco mais relevantes do país, está promovendo o II Congresso CBMA de Processo Civil, com a participação do Ministro do STF Luiz Fux.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) promoverá o II Congresso CBMA de Processo Civil, no Rio de Janeiro. O evento vai celebrar os dois anos de implantação do atual Código de Processo Civil – Lei n° 13.105/2015.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, será um dos palestrantes. A programação ainda inclui painéis com nomes expressivos do mundo jurídico, tais como: Humberto Theodoro Jr., magistrado, professor titular na Faculdade de Direito da UFMG e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Teresa Arruda Alvim,  doutora, mestre e livre-docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Direito Processual Civil; os desembargadores Alexandre Freitas Câmara, Aluísio Mendes e Luiz Roberto Ayoub; os professores José Roberto dos Santos Bedaque, Leonardo Carneiro da Cunha, Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, Paulo Henrique Lucon, Cassio Scarpinella Bueno, Humberto Dalla e José Miguel Garcia Medina; e o advogado Sérgio Bermudes, com quase 50 anos de experiência e à frente de um dos maiores escritórios de advocacia do país, dentre tantos outros.

A coordenação científica do evento está sob a responsabilidade do presidente do CBMA, Gustavo Schmidt, do professor Antônio do Passo Cabral e dos desembargadores Luciano Rinaldi e Marianna Fux. 

Debates relevantes

Entre os temas abordados, estão: recursos no novo CPC; procedimentos especiais; segurança jurídica (coisa julgada, repercussão geral, IRDR e recursos repetitivos; precedentes vinculantes na arbitragem; a experiência dos advogados com o novo CPC; novas técnicas processuais; a fazenda pública em juízo; tutela provisória; direito probatório, ativismo judicial e poderes do juiz; meios adequados de soluções de controvérsias. 

Homenagem

A edição de 2018 do Congresso CBMA de Processo Civil servirá de homenagem ao processualista José Carlos Barbosa Moreira, que faleceu ano passado. O homenageado era professor titular de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ) e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O professor escreveu inúmeras obras e teve expressiva contribuição ao direito processual civil no Brasil. Dentre os seus trabalhos publicados estão: "O Novo Processo Civil Brasileiro", "Comentários ao Código de Processo Civil" e "Temas de Direito Processual Civil".

Serviço:

II CONGRESSO CBMA DE PROCESSO CIVIL

Data: 24 e 25 de maio de 2018 
Horário: a partir das 8h30
Local: Centro de convenções da FIRJAN – Centro - RJ

Sobre a autora
Márcia Gomes

Sou jornalista com experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo para diversas plataformas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos