Concurso da PM do Paraná tem quesito polêmico: masculinidade

16/08/2018 às 03:30
Leia nesta página:

A retificação trocou o termo por 'enfrentamento' e editou a descrição. Especialistas haviam considerado critério discriminatório e subjetivo.

A Polícia Militar do Paraná publicou um edital para contratar PMs que provocou uma polêmica enorme.

O que é masculinidade? Segundo o edital do concurso da PM do Paraná, é a capacidade de não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não se emocionar facilmente, e mais: não demonstrar interesse em histórias românticas e de amor. Para passar no concurso, o candidato deve ter pontuação regular ou maior nesse quesito.

Outro item que será avaliado é amabilidade. Segundo o edital: a capacidade de se expressar com atenção, compreensão e empatia, buscando ser agradável, agindo com educação. Mas neste quesito, a expectativa é inversa - o ideal é que o candidato tenha uma nota baixa em amabilidade.

As inscrições para o concurso foram abertas nesta segunda-feira (13) e a prova está prevista para outubro. Pelo edital, os quesitos masculinidade e amabilidade serão julgados por uma banca de psicólogos. O Conselho Regional de Psicologia considera o edital preconceituoso.

“Está recheado de preconceito de discriminação da forma como é colocado. Você pode avaliar uma mulher, ela tendo toda essa capacidade de enfrentamento de uma situação difícil, capacidade de analisar todas as variáveis que estão envolvidas nessa situação, planejar a sua ação a partir da avaliação que ela faz das consequências que a ação dela vai ter, então, isso a gente não pode chamar de masculinidade”, diz Mari Angela Oliveira, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acha que o edital precisa de mudanças e disse que vai encaminhar um ofício à comandante da PM do Paraná, a coronel Audilene Rosa de Paula.

“Isso pode gerar constrangimentos enormes para os candidatos. Nós entendemos que isso vai gerar um número elevado de ações judiciais, que podem, inclusive, comprometer a própria regularidade do concurso”, afirma José Augusto Araújo de Noronha, presidente da OAB-PR.

O governo do Paraná declarou que não admite postura discriminatória e determinou que a PM faça mudanças no edital.

A Polícia Militar declarou que, em nenhum momento, tem adotado posturas discriminatórias, sexistas ou machistas e publicou na noite desta segunda-feira (13) um novo edital em que substitui o quesito “masculinidade” por “enfrentamento”. O quesito “amabilidade” não mudou.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/13/concurso-da-pm-do-parana-tem-quesito-polemico-masculinidade.ghtml

Sobre o autor
Lucas Calvi Akl

Advogado, com atuação especializada em concurso público e processo disciplinar.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos