10º Concurso Público do MPU. Banca examinadora definida. 346 cargos vagos.

19/08/2018 às 11:29
Leia nesta página:

A seleção pública visa ao provimento dos cargos de Analista do MPU/Direito e de Técnico do MPU/Administração. O custo do certame será de mais 9 milhões de reais.

O concurso do MPU vem por aí. A edição do dia 16/08/2018 do Diário Oficial da União trouxe o extrato da dispensa de licitação pela qual o órgão contrata a banca examinadora. A instituição escolhida para a organização do certame é o Cebraspe. 

O provimento destina-se aos cargos de Analista (especialidade: Direito) e Técnico (especialidade: Administração). O custo estimado aos cofres públicos para a realização do concurso é de 9 milhões e 400 mil reais.

DA NECESSIDADE DE SERVIÇO

Em dezembro/2017, o MPU fez uma consulta junto ao TCU sobre a possibilidade de: 1)  permitir que o custeio para a realização de concurso público ocorresse integralmente por meio de recolhimento das taxas de inscrição pagas pelos candidatos ao concurso, sem necessidade de previsão no orçamento; 2) aproveitamento, pelos órgãos públicos, de candidatos aprovados em concursos promovidos por outros órgãos, ainda que ausente previsão no edital nesse sentido.

Em julho/2018, o TCU se pronunciou a respeito, entendendo quanto à impossibilidade para ambos os casos. Na ocasião, quanto ao quantitativo de servidores no MPU, a Corte de Contas apontou a ocorrência de crescimento vegetativo (número de servidores que saem do órgão é bem superior em relação aos ingressos).

Adicionalmente, de acordo com a apuração realizada, a rotatividade de servidores entre 2012 e 2016 ficou com uma média anual de 2,9%, percentual elevado na visão do TCU. Além disso, verificou-se a existência de 346 vagas disponíveis, dentre as quais apenas 68 gerariam real impacto financeiro.

Sobre o autor
Lucas Calvi Akl

Advogado, com atuação especializada em concurso público e processo disciplinar.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos