Nova configuração no Congresso Nacional, o que esperar?

09/10/2018 às 18:12
Leia nesta página:

Trata-se de breves considerações sobre a forte bancada de direita eleita nas eleições ordinárias de 2018.

As eleições de 2018 apontam para um feliz fechamento de um ciclo de polarização do país. A renovação no legislativo chegou com muita força, passando dos 45% na Câmara dos Deputados, e no Senado chegando a 85%.

Um fato histórico, o momento que vivemos no cenário político, em especial no legislativo. Com forte representação da direita liberal muitas alterações legislativas nos aguardam nos próximo 4 (quatro) anos.

No cerne dessas possíveis alterações legislativas, com a configuração do legislativo em 2019 com forte representação liberal, podemos deduzir que a atividade legiferante possivelmente abandonará, mesmo que em parte, o positivismo jurídico e grandes discussões sobre o prisma do jusnaturalismo se despontarão.

Acompanharemos ansiosamente por esse debate. Não há duvidas que a crise ética que se instalou na atividade legiferante teve profundos reflexos nas novas leis que foram editadas e promulgadas durante o corrupto governo de esquerda.

O positivismo, que necessariamente se afasta da moral e da ética, será fortemente atacado pelo conservadorismo de direita e veremos os valores morais e éticos, novamente, ressurgirem no ordenamento jurídico de nossa amada Pátria.

Sobre o autor
Diemes Vieira Santos

Advogado. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2015. Especializado em Direito Penal e Processo Penal pela PUC - MG Possui incondicional amor ao desafio e vê o estudo como uma forma de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Apaixonado pelo conhecimento jurídico, psicológico e científico. Experiente em Direito Criminal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos