Mudanças na Taxa de Remuneração nas Distribuidoras de Energia Elétrica.

07/12/2018 às 22:22
Leia nesta página:

Impacto na redução da taxa de remuneração será a capacidade de investimentos das empresas atuantes no setor, que será consideravelmente reduzido.

O ano começa com imprevisibilidade para o Setor Elétrico Brasileiro, isso porque desde o final do ano passado a área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) propôs alteração na taxa de remuneração das distribuidoras de energia elétrica. O chamado WACC, custo médio ponderado de capital, sugerido para o próximo clico de revisões tarifárias, que se inicia em março e vai até 2020, reduziria de 8,09% para 7,71%.

O principal impacto na redução da taxa de remuneração será a capacidade de investimentos das empresas atuantes no setor, que será consideravelmente reduzido. Por outro lado, a mudança não afeta de maneira expressa a tarifa de energia paga pelos consumidores. O grande impacto é justamente a rentabilidade e a capacidade de investimento das distribuidoras.

O ponto final da discussão será resolvido apenas pela diretoria da ANEEL, com reunião marcada para o dia de hoje, 30.01.2018, contudo, sem previsão em pauta para a análise de alteração no custo médio ponderado de capital, até o momento.

Historicamente, o Tribunal Regional da 1ª Região já determinou, nos autos do Mandado de Segurança 1640.38.2012.4.01.3400, que a ANEEL afaste os benefícios fiscais das distribuidoras de energia, principalmente redução de alíquota de Imposto de Renda Pessoa Juridica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) no resultado do WACC ou da taxa de retorno.

Sobre o autor
Arthur Bobsin de Moraes

Advogado. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas; Conselheiro Estadual da Juventude – CONJUVE/SC; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Professor convidado da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC (ESA/SC); Autor de artigos em revistas especializadas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos