OAB vetará a participação de agressor no Exame da Ordem

19/03/2019 às 21:11
Leia nesta página:

Nova regra já deve afetar a participação na próxima prova da OAB

Importante decisão foi divulgada na última segunda-feira (18) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A partir de agora, a organização do Exame da Ordem da OAB verá a inscrição de bacharel de direito que tenha agredido mulheres, idosos, crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência física e mental.

Essa é uma importante mudança no combate à violência, justamente pela complexidade da medida. Sem a aprovação no Exame da Ordem, o bacharel fica impedido de exercer a função de advocacia ou apresentar-se como advogado.

Em resumo, todo advogado é necessariamente um bacharel em direito, mas nem todo bacharel em direito vai conseguir ser advogado. Aqui tem um artigo que explica melhor sobre o que faz um bacharel em direito.

Decisão importante da OAB

De acordo com assessoria da OAB, a decisão que foi aprovada pelo plenário do Conselho Federal da OAB nesta semana já está em vigor e torna os casos de agressões e violência contra mulheres, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência física e mental um impeditivo à inscrição na prova da Ordem.

Os conselheiros concordaram com a tese de que quem incorre em qualquer um destes casos não tem idoneidade moral para exercer a profissão. Ao analisar a proposta apresentada pela Comissão Nacional da Mulher Advogada, que tratava especificamente da violência contras as mulheres, o relator, o conselheiro Rafael Braude Canterji, afirmou que, mesmo que ainda não tenha sido julgada pelo Poder Judiciário, a simples denúncia é um fator contrário à aceitação do acusado nos quadros da OAB.

“A violência contra a mulher, decorrente de menosprezo ou de discriminação à condição de mulher, não se limitando à violência física, constitui sim fator apto a caracterizar a ausência de idoneidade moral necessária para a inscrição na OAB, independentemente da instância criminal, sendo competentes os conselhos seccionais para deliberação dos casos concretos”, afirmou Canterji em seu voto – que foi seguido pelos outros conselheiros.

“A OAB não pode compactuar com aquele que pratica a violência contra a mulher. Esse é o recado que a gente espera com a aprovação desta súmula, no sentido de dizer que esse é um valor essencial para a OAB”, ressaltou a conselheira e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Lima de Andrade Borges.

Segundo a OAB, no processo de inscrição, os candidatos devem apresentar atestado de antecedentes criminais - documento que traz informações sobre processos ou condenação em casos de violência.

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos