O direito de trânsito, tem sido um dos ramos mais promissores do direito brasileiro. Todos os dias, milhares de novos veículos são colocados nas ruas Brasil a fora. Isto naturalmente cria um imenso mercado para diversos profissionais atuarem.
Pesquisa recentes mostra que, com o aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes.[1]
Leiam também: ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NA PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL
Em matéria publicada pelo portal G da Globo, devidamente citada abaixo, dá conta que, “O número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.”
Segundo a reportagem, a cidade com maior número de veículos é São Caetano do Sul, “Cruzamento feito pelo G1 com base nos números de registros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 revela que, das dez cidades com mais carro por habitante, nove estão na região Sudeste. A campeã é São Caetano do Sul. São 99 mil veículos de passeio para uma população de 156 mil – uma média de dois veículos para cada três pessoas.”
Segundo um especialista ouvido na reportagem, o aumento na renda é um dos indicadores deste fenômeno.
“Uma das explicações para o índice é a alta renda per capita. A cidade é a que tem o maior Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) do país. ‘Além disso, o ABC é um dos berços da indústria automobilística do Brasil. A população é apaixonada por automóvel’, diz o secretário interino de Mobilidade Urbana da cidade, Marcelo Ferreira de Souza.”
Ou seja, o Brasil ultimamente tem sido considerado um dos mais promissores países emergentes, e segue em constante fortalecimento da sua economia, aumentando sua participação na relação de consumo das novas tecnologias. Identifica-se, em razão disso, o surgimento de um estrato social ascendente em poder aquisitivo, cuja proporção representa a maior parcela da população brasileira, impactando na ampliação da circulação veicular e repercutindo na necessidade de alterações nas políticas de trânsito e de mobilidade urbana. Por esta razão, começaram a surgir cursos de especialização em Direito de Trânsito no Brasil, visando qualificar profissionais das áreas envolvidas neste cenário, buscando responder às expectativas desta nova realidade.
Conforme material publicada no portal INSTACARRO[2], mesmo em tempos de crise, anualmente cresce a frota de veículos circulando pelas ruas. Nesse último ano, a compra de veículos usados está em alta. O mercado de venda de veículos usados está aquecido, e os consumidores estão cada vez mais dispostos a gastar com a compra de carros e seus acessórios.
Fonte: VS_Consultoria
[1] Thiago Reis - Do G1, em São Paulo, Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes, 2014. Disponível em: < http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/03/com-aumento-da-frota-pais-tem-1-automovel-para-cada-4-habitantes.html>. Acesso em: 03 abr. 2019.
[2] Vendas de veículos: como o brasileiro movimenta esse mercado?. Disponível em: < https://www.instacarro.com/blog/mercado/vendas-de-veiculos-como-o-brasileiro-movimenta-esse-mercado/>. Acesso em: 03 abr. 2019.