STJ: distância mínima entre construções e cursos d'água

06/05/2019 às 11:56
Leia nesta página:

O Superior Tribunal de Justiça atualizou o entendimento sobre a distância mínima obrigatória entre construções e cursos d'água.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a suspensão das licenças ambientais e do alvará de construção de um posto de gasolina que estava sendo edificado às margens de um rio, no estado de Santa Catarina.

Por unanimidade, a Colenda Turma decidiu que deve prevalecer a distância mínima de cinquenta metros entre construções e cursos d'água - áreas de preservação permanente -, definida no Código Florestal (Lei 12.651/2012), em detrimento à distância de quinze metros, descrita na Lei de Parcelamento do Solo Urbano – LPSU (Lei 6.766/1979).

O Excelentíssimo Senhor Relator Ministro Og Fernandes destacou a necessidade de seguir o Código Florestal, tanto em áreas rurais, quanto em áreas urbanas. Enfatizou também a necessidade de respeitar sempre o limite maior, para evitar retrocessos em matéria ambiental.

A decisão certamente gerou impacto imediato no mercado imobiliário, desvalorizando imóveis nas cercanías de rios, lagos, lagoas e mares. Por outro lado, os terrenos com distância igual ou maior do que os cinquenta metros definidos no Código Florestal tendem a valorizar exponencialmente.

 

 

 

Link para o processo - REsp nº 1546415 / SC (2015/0188079-0): http://bit.ly/STJ-cod-florestal

 

 

A imagem pode conter: céu, arranha-céu, nuvem, atividades ao ar livre e água

Imagem: charles242 - Foto aérea Blumenau. Outubro de 2010. Localização: 26 55 33,29 S, 49 3 33,01 W.

Sobre a autora
Lorena de Bessières

Dra. Lorena de Bessières é advogada especialista em soluções empresariais, graduada na PUC-RS, com pós graduações no Brasil e no exterior. Tem 15 anos de experiência em estratégias complexas e projetos multidisciplinares, sendo cinco destes anos na Europa. Presidente Fundadora da Embaixada Geração de Valor Minas Gerais (EGV Minas). Criadora da Mentoria Jornada Empresarial. Instagram: @lorenadebessieres . Experiente em times jurídicos eleitorais, em campanhas de mais de quarenta candidatos (vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito). Além das atividades típicas da advocacia, publicou livros, artigos acadêmicos, apresentou trabalhos, concedeu entrevistas, recebeu prêmios e reconhecimentos internacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos