Sisu 2º semestre terá mais de 1.400 vagas para o curso de direito

30/05/2019 às 11:02
Leia nesta página:

Programa federal abre inscrição para graduação em universidades públicas

Estudar em uma universidade pública é o sonho de milhares de brasileiros. Essa realidade será possível para os estudantes que alcançaram boas notas no ENEM 2018 e que vão participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), agora no 2º semestre de 2019. O programa do Ministério da Educação (MEC) terá inscrições abertas entre os dias 04 e 07 de junho e vai oferecer 1.459 vagas em cursos de direito em instituições de oito estados brasileiros.

O curso de direito, um dos mais tradicionais do Brasil, é a porta de entrada para cargos relacionados ao setor jurídico em organizações públicas ou privadas. É ainda pré-requisito para que os graduados possam participar da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, que concede aos aprovados a permissão para exercer a atividade de advogado.

O Sisu é um programa do MEC que universalizou os processos seletivos das instituições públicas do Brasil.

Em um único sistema, universidades, faculdades, centros acadêmicos, institutos e outras escolas públicas selecionam seus estudantes em duas etapas a cada ano: primeiro e segundo semestre.

Para o curso de direito, as vagas estão disponíveis nos seguintes estados:

  • Rio de Janeiro - 474 vagas

  • Minas Gerais - 287 vagas

  • Bahia - 230 vagas

  • Paraíba - 191 vagas

  • Maranhão - 100 vagas

  • Rio Grande do Sul - 71 vagas

  • Tocantins - 64 vagas

  • Espírito Santo - 42 vagas

Tem dúvida se a sua nota final do ENEM é suficiente para concorrer a alguma das vagas do Sisu? Veja aqui a nota de corte para o curso de direito da última edição do programa, em janeiro deste ano.

Sobre o Sisu

Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer à vagas em instituições públicas de ensino superior. Poderá se inscrever quem fez a prova do Enem de 2018 e não zerou a nota da redação.

Durante o período de inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência. O candidato pode alterar as opções de cursos, assim como cancelar. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos