Youtuber é condenado à prisão por dar biscoito com pasta de dente para morador de rua

04/06/2019 às 16:00
Leia nesta página:

O youtuber chinês Ren Kan-Hua, conhecido na internet como ReSet, foi condenado a 15 meses de prisão por ter dado um pacote de biscoitos recheados com pasta de dente para um morador de rua.

O youtuber chinês Ren Kan-Hua, conhecido na internet como ReSet, foi condenado a 15 meses de prisão por ter dado um pacote de biscoitos recheados com pasta de dente para um morador de rua. Além disso, ele também foi proibido de usar a rede social pelo período de cinco anos.

Em janeiro de 2017, após ser “desafiado” pelos seguidores, ReSet gravou um vídeo onde mostrava todo o processo de adicionar a substância ao biscoito, colocá-lo de volta na embalagem e o momento em que entrega o pacote e 20 euros (cerca de R$ 87) a um morador de rua de Barcelona, na Espanha, onde ele mora.

O youtuber ainda comentou: "Talvez eu tenha ido um pouco longe, mas veja pelo lado positivo: isso vai ajudá-lo a limpar os dentes. Acho que ele não os limpou desde que ficou pobre". O vídeo não está mais no ar.

O morador de rua chegou a vomitar após ingerir o produto. Ao jornal El País, ele declarou que "nunca foi tratado tão mal enquanto morava na rua".

Depois, Ren visitou o morador de rua outras duas vezes. Em uma delas, gravou um vídeo falando que "as pessoas exageram sobre piadas feitas na rua com mendigos, se fosse feita com uma pessoa normal, ninguém falaria nada".

Sentença

Em sua defesa, o jovem alegou que os vídeos faziam parte do show, onde os seguidores faziam desafios que ele cumpria. O youtuber teve um lucro de 2 mil euros (R$ 8,7 mil) com o vídeo, segundo a imprensa espanhola.

Apesar de ser condenado a 15 meses de prisão por crime contra a integridade moral, ele não cumprirá pena, porque não tinha antecedentes.

Ren também foi banido por cinco anos do Youtube. Assim, seu canal com 1,2 milhão de inscritos vai ser apagado e ele não poderá criar uma nova conta na plataforma pelo mesmo período.

No ano de 2017, ele estava entre os "200 youtubers mais importantes da Espanha e Iberoamérica", segundo documento apresentado durante o julgamento.

Fonte: G1, Uol e Olhar Digital

Sobre o autor
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos